Cancelamento de internet: guia total

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Conheça a metodologia
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Alexandre Desoutter Atualizado em agosto 17, 2022

Infelizmente, nem sempre o serviço contratado de internet corresponde às expectativas, ou então, outras ofertas passam a ser mais interessantes, oferecendo um melhor custo benefício. É nesses casos que a decisão de fazer o cancelamento de internet ganha força, porém, muitas vezes, essa tarefa se torna o começo de uma série de dores de cabeça. Você já passou por isso? Neste artigo, você vai saber tudo que precisa para entender como funciona o cancelamento, como a portabilidade pode assumir esse papel e como é a conduta das principais operadoras do país. Confira!

Como funciona o cancelamento de internet?

Desde de 2014, quando o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) entrou em vigor, solicitar o cancelamento de internet ficou mais fácil. Isso porque, com as novas normas, as operadoras foram obrigadas a disponibilizar a opção de cancelamento automático, sem a necessidade de interação com um atendente para que o consumidor tenha os serviços suspensos se assim desejar.

Dessa forma, passando o período de fidelização, o consumidor poderá entrar no site da operadora, fazer o login na área do cliente e solicitar o cancelamento por esse canal, seguindo as orientações da empresa que devem ser claras e facilitadas.

Os serviços de internet também podem ser cancelados via call center. Nesse caso, a opção de cancelamento deve aparecer na primeira lista de itens, podendo ser efetivado de forma automática.

Para quem deseja cancelar a internet diretamente com um atendente da operadora, é possível solicitar a interrupção do serviço por telefone ou em uma loja física. É importante destacar que para cancelar o contrato, é necessário estar em dia com os débitos e não estar dentro do período de fidelização, caso contrário, a operadora poderá cobrar uma multa para rescindir o contrato.

Vale lembrar que cancelamentos feitos em canais automáticos possuem o prazo de até 2 dias úteis a partir da data de solicitação para serem de fato encerrados. Já para cancelamentos feitos em locais físicos ou em um atendimento telefônico, o contrato deve ser encerrado imediatamente.

Embora as condições de cancelamento de internet tenham mudado, solicitar o cancelamento de um serviço essencial como esse pode gerar aborrecimentos e, por isso, é importante fazer uma boa pesquisa antes de contratar e se certificar de que está fazendo uma boa escolha. Com o auxílio do nosso comparador online, é possível ter acesso às principais informações de cada plano e tomar uma decisão mais inteligente. Em menos de 30 segundos você pode comparar as principais opções do mercado e encontrar a que melhor atende às suas necessidades.

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Posso cancelar meu plano de internet?

Todo serviço de telecomunicação pode ser cancelado a qualquer momento independente do motivo. Seja um plano de internet móvel ou banda larga, linha telefônica ou televisão à cabo, os serviços dessa categoria fazem parte da regulamentação da Anatel, que prevê o direito de cancelamento.

Porém, para cancelar o seu plano de internet, é preciso conferir algumas cláusulas no contrato para checar se o período de fidelidade já chegou ao fim. Caso contrário, a operadora poderá cobrar uma multa e, só após o pagamento, será possível fazer o cancelamento.

Outra questão que pode dificultar o cancelamento do seu plano de internet é se houver pendências de pagamento. Isso porque, para que o cancelamento seja efetuado é necessário estar com as contas em dia, ou então, também só será possível encerrar o contrato após o pagamento das dívidas.

Como cancelar internet Claro?

Para quem quer saber como cancelar a internet da Claro, saiba que é possível encerrar o contrato de algumas formas. 

Uma delas é em uma loja física da operadora. Por lá, basta solicitar o cancelamento do plano de internet Claro a um atendente e aguardar os procedimentos necessários para concluir o cancelamento.

Outra forma é cancelar sua internet pelo telefone ligando para a Central de Atendimento pelo número 106 21 ou 106 99.

Por fim, uma das maneiras mais fáceis de cancelar internet Claro é pelo aplicativo da operadora. Veja o passo a passo para cancelar:

  1. Baixe o app Minha Claro Residencial
  2. Faça o login com o seus dados pessoais
  3. Vá até a opção Atendimento
  4. Em seguida selecione a opção Cancelamento
  5. Preencha o formulário de cancelamento e clique em enviar.

Lembre-se de anotar o número de protocolo independente do canal escolhido para fazer o cancelamento. O protocolo é a garantia de que a solicitação foi feita com sucesso.

Como cancelar internet Vivo?

Você pode cancelar internet Vivo por vários canais: por telefone, pela internet ou aplicativo ou em uma loja física.

Para quem prefere os meios mais convencionais, o cancelamento do pacote de internet Vivo pode ser feito via Central de Atendimento pelo telefone no número 106 15. Em seguida, escolha a opção “atendimento”, informe o telefone do titular do plano e selecione a opção “cancelamento”.

Já para quem prefere encerrar o contrato com a operadora e cancelar a internet Vivo pelos canais digitais, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Vivo ou baixe o aplicativo Meu Vivo
  2. Vá até a opção “Serviços”;
  3. Clique em “Consulta de Serviços Ativos”
  4. Selecione a opção de cancelamento

Não se esqueça de que o número de protocolo é a sua garantia de que a solicitação de cancelamento foi feita corretamente, por isso, nunca deixe de anotar!

Como cancelar internet Oi?

Você pode cancelar internet Oi pelo telefone, pelo site ou pelo aplicativo da operadora. Lembre-se de estar com os seus documentos em mãos para confirmar os dados do titular do contrato, isso porque, somente o titular pode solicitar o cancelamento.

Para cancelar a internet por telefone, ligue para o número 10331 se você estiver nos estados RJ, MG, ES, BA, SE, PE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, RR, AP, AM ou MA. Para as demais regiões, o número da central de atendimento para cancelar a internet é 10314.

O cancelamento da internet também pode ser feito nos canais digitais seguindo os passos a seguir:

  1. Acesse o portal Minha Oi, no site da operadora ou no app Minha Oi
  2. Faça o login com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha uma conta, clique em cadastrar.
  3. Selecione a opção “Serviços”
  4. Clique em “internet”
  5. Vá até “Cancelamento de serviços”
  6. Preencha o formulário e confirme a solicitação

Como funciona o cancelamento de internet de outras operadoras?

Para quem contratou serviços de internet de outras operadoras, o cancelamento deve ser feito diretamente pelos canais de atendimento da operadora contratada. Verifique se a operadora possui um aplicativo de autoatendimento ou se a opção de cancelamento pelo site é liberada.

Caso contrário, entre em contato pelo telefone da Central de Atendimento e solicite o cancelamento da internet com o atendente e anote o protocolo para garantir que a solicitação foi feita corretamente.

Existe portabilidade de planos de internet?

Se a sua internet atual não está correspondendo às expectativas, trocar de operadora pode ser uma alternativa. Dessa forma, você não precisará cancelar o contrato atual para iniciar um novo em uma nova empresa, já que com a portabilidade esse processo é feito automaticamente.

Para fazer a portabilidade do seu plano, pesquise bem quais são as opções que vão atender às suas necessidades, bem como os prazos de pagamento e se o valor mensal é justo em relação aos benefícios oferecidos.

Depois disso, certifique-se de que não há pendências financeiras com a operadora atual, até porque, só será possível fazer a portabilidade com todos os débitos quitados. Caso esteja tudo dentro dos conformes, solicite a portabilidade gratuita na nova operadora e, dentro do prazo de até 7 dias úteis, o sinal recebido deixará de ser da antiga empresa e passará a ser da nova operadora escolhida.

Se a portabilidade de planos de internet é uma boa alternativa para você, não deixe de usar o nosso comparador gratuito para saber qual é a operadora que oferece as melhores condições. Em poucos segundos você poderá ver todos os detalhes das principais operadoras do mercado!

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Qual é a lei sobre cancelamento de internet?

O artigo 57 da Resolução nº 632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações garante o direito das empresas de telecomunicação de incluir um período de 12 meses de fidelidade. Isso quer dizer que, a maioria das operadoras possuem em contrato um período de um ano para cobrar multa caso o cliente queira cancelar os serviços nesse período.

Por outro lado, a lei 17.388/2021 autoriza o cancelamento de contrato de telefonia fixa, móvel e de banda larga móvel sem a necessidade de pagamento de multa de rescisão, caso seja confirmado má qualidade do serviço.

Isso quer dizer que, mesmo que o período de fidelidade não tenha chegado ao fim, mas a qualidade da internet esteja inferior à contratada, é possível cancelar o contrato e não pagar multa.

Existe plano de internet sem fidelidade?

Sim, porém os planos de internet sem fidelidade são muito mais caros do que os que possuem plano de fidelização. Se por um lado ter uma internet sem fidelidade pode facilitar na hora do cancelamento, por outro o valor mais elevado pode não compensar.

Por isso, na maioria das vezes, a contratação de um plano de internet sem fidelidade só vale a pena se o cancelamento antes de 12 meses for certo e se a diferença da mensalidade for inferior ao valor da multa. Caso contrário, é mais vantajoso optar por um plano de internet com fidelidade e que ofereça bons benefícios. Para saber qual é o mais vantajoso para você, utilize o nosso comparador gratuito e descubra quais são os melhores planos de internet em poucos segundos!

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Alexandre Desoutter
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Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

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