O que é apendicite?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em dezembro 31, 2021

O apêndice é um pequeno órgão localizado na primeira parte do intestino grosso que devido a obstrução do mesmo por um corpo estranho - parasitas, sementes ou até restos de fezes - é quando acontece a apendicite. Uma inflamação que precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível.

Você sabia que a apendicite é mais comum entre as idades de 10 a 30 anos? Você sabia que no Brasil, por ano, cerca de 100.000 cirurgias de apendicite são feitas?

Venha conosco entender melhor sobre este órgão, que apesar de tão pequeno, pode causar uma dor extrema na pessoa que está prestes a fazer a cirurgia, e entender melhor sobre os seus sintomas, graus, e sobre a cirurgia.

A cirurgia de apendicite é coberta pelo plano de saúde?

Sim! Apesar de não estar no Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o processo de cirurgia de apêndice entra na parte de urgência e emergência, que tem como carência somente 24 horas nos planos de saúde.

A carência para cirurgias em planos de saúde é de no máximo 120 dias, mas por suas características, e pela possibilidade de levar o paciente ao óbito, se a mesma não for tratada imediatamente, o paciente terá a cobertura total da cirurgia.

Alguns planos colocarão uma carência menor para atrair o público e você também pode pagar para retirar esta carência. Entre em nosso guia sobre como funcionam as carências para entender melhor sobre este assunto!

Para ter as melhores cotações de planos de saúde do Brasil, em menos de 20 segundos, sem dar nenhuma informação pessoal, entre em nosso comparador de planos de saúde e faça sua pesquisa particular, recebendo os preços específicos a sua procura.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Quais são os sintomas da apendicite?

Os principais sintomas da apendicite são:

  • Falta de apetite: considerado o principal sintoma da apendicite! É um sintoma muito complicado, pois pode aparecer em muitos outros quadros de infecção;
  • Dor abdominal: considerado o sintoma mais característico! Uma dor contínua que vai aumentando de intensidade, aparece na altura do umbigo, do lado direito e se manifesta em todo caso de apendicite;
  • Febre: normalmente uma febre baixa, mas persistente;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Barriga inchada;
  • Excesso de gases;
  • Prisão de ventre ou diarreia.

Atenção!

Se você tem algum destes sintomas, procure um médico!

Como é feito o diagnóstico da apendicite?

O diagnóstico da apendicite é algo difícil de ser feito, pois os sintomas são muito semelhantes a de outras doenças, como inflamações e até pedra no rim. Através de exames físicos e da história clínica do paciente, já se pode ter uma idéia, mas exames laboratoriais e a ultrassonografia podem auxiliar podem ajudar com o diagnóstico.

Os principais exames para identificação da apendicite são:

  • Palpação do abdomen para identificar o sinal de Blumberg;
  • Hemograma;
  • Ultrassonografia abdominal;
  • TAC de abdomen.

Tratamentos e prevenções da apendicite?

Infelizmente o único tratamento para apendicite hoje é a retirada cirúrgica do apêndice, portanto depois do diagnóstico, o paciente irá direto para a uma cirurgia emergencial.

Não existem recomendações capazes de prevenir a apendicite, mas normalmente em pessoas que levam vidas mais saudáveis, com uma dieta equilibrada e rica em fibras, praticas de exercício e controle de peso, são menos afetadas por este problema.

Também é visto que pessoas que tem maior higiene alimentar e corporal, são menos afetadas por este problema.

Bom saber

Leia mais sobre nossos planos de saúde em nossos guias totais! Plano de saúde individual, empresarial, familiar!

Quando é indicada a cirurgia de apendicite?

Como este é o único tratamento 100% comprovado, a cirurgia é sempre feita em caso de apendicite!

Se você está com algum ou alguns dos sintomas citados acima, procure assistência médica imediata, pois poderá ser uma crise de apendicite aguda e não se recuse a ficar internado até que o diagnóstico seja esclarecido, pois como dito antes, esta é uma cirurgia de emergência.

Como é feita a cirurgia de apendicite?

A cirurgia de apendicite costuma durar entre 30 minutos a 1 hora, e pode ser feito de 2 formas, ambas costumam ser feitas com anestesia geral:

Laparoscopia

Esta cirurgia é feita com o uso de uma câmera e instrumentos que são inseridos no paciente através de pequenos cortes de 1 centímetro. Neste tipo de cirurgia o paciente terá uma cicatriz bem pequena, muitas vezes imperceptível e seu tempo de recuperação será mais rápido. Este tipo de cirurgia é mais utilizado nos casos que a apendicite é notada no seu começo.

Tradicional

Esta cirurgia é feita com um corte de mais ou menos 5 centímetros no lado direito do abdômen, e normalmente é preciso uma maior manipulação do local, deixando o paciente com uma cicatriz mais visível que na laparoscopia. Este tipo de cirurgia é mais utilizado quando o apêndice ja se encontra muito dilatado ou se o mesmo está rompido.

Quais os riscos e complicações da apendicite?

Quando esta doença não é diagnosticada e tratada rapidamente, o apêndice pode acabar se rompendo e causando algumas complicações. Entenda mais sobre os riscos e complicações da apendicite.

Riscos e complicaçõesExplicação
Abscesso abdominalacontece quando o apêndice rompe e o pús se acumula ao redor, causando o surgimento de uma bolsa de pús.
Peritoniteé a infecção do revestimento do abdômen por bactérias, que pode causar danos sobre os órgãos internos.
Infecções bacterianasas bactérias de um abcesso ou do próprio apêndice inflamado, podem viajar pela corrente sanguínea até outras partes do corpo, criando diferentes infecções em outros órgãos ou até generalizadas.
Riscos e complicações da apendicite.

Atenção!

Apendicite na gravidez - a cirurgia não é prejudicial ao bebê e tem que ser feita o mais rápido possível! Pode oferecer um risco maior com o rompimento do apêndice.

Como é o pós-operatório da cirurgia de apendicite?

A recuperação pós-operatória da cirurgia de apendicite varia dependendo do caso do paciente e de qual operação foi utilizada, mas durante o período de recuperação, você precisa de alguns cuidados importante que incluem:

  • Ficar em repouso na primeira semana: é recomendado caminhadas curtas;
  • Não carregar peso: também não é recomendado nenhum outro tipo de esforço;
  • Tratar a ferida: voltar ao posto de saúde a cada 2 dias é o ideal. A remoção dos pontos é feita de 8 a 10 dias após a cirurgia;
  • Beber muita água: se possível bebidas quentes, como chá;
  • Comer alimentos grelhados ou cozidos: deixe de lado qualquer gordura e óleo, e de preferência a alimentos leves como legumes, frutas, carne branca e peixe.
  • Pressionar a feriado se for tossir: na primeira semana, por causa da pressão;
  • Não fazer exercícios nos 15 primeiros dias: objetos pesados e até subir e descer escadas podem ser um problema, atenção;
  • Dormir de barriga para cima: nas primeiras semanas;
  • Evitar dirigir: tenha cuidado ao colocar o cinto de segurança, pois este fica bem acima da cicatriz.

Utilize o nosso comparador de planos de saúde para encontrar o plano certo para você e sua família. Com um plano ambulatorial, sua cirurgia será coberta, mas a estadia no hospital não, trazendo um preço a mais para você. Em menos de 20 segundos, você conseguirá as cotações atualizadas dos planos de saúde no Brasil.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Qual o preço da cirurgia de apendicite?

O valor da cirurgia para apendicite fica em volta de R$6.000 reais, mas o preço varia dependendo do hospital que é selecionado pelo paciente, a técnica que será utilizada e principalmente pelo tempo que o paciente deverá ficar internado!

No entanto a cirurgia de apendicite pode ser feita no SUS gratuitamente.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário