Entenda tudo sobre a indenização do seguro para celular
Você sabia que o número de roubos de celular em 2022 foi o maior registrado das últimas duas décadas? Não é à toa que os seguros para celular tem sido tão procurado com a intenção de reduzir essas perdas e os prejuízos causados por elas.
Mas antes de contratar esse tipo de serviço, é importante entender como a indenização do seguro de celular funciona. Além disso, outras informações também vão te ajudar a escolher uma boa opção de seguro, como quais coberturas estão disponíveis, quais são os prazos de pagamento e o que precisa ser feito para receber um novo celular.
Neste artigo, você vai conhecer essas e outras questões importantes sobre o seguro de celular para te ajudar a faze uma boa escolha. Confira!
Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?
Independente do tipo de indenização do seguro celular, o tempo para receber o valor ou um novo aparelho pode ser de 15 a 30 dias após a notificação do sinistro. Vale lembrar que, para acionar o seguro em casos de roubo ou furto, é necessário apresentar o boletim de ocorrência, pois sem ele a indenização não será paga.
A indenização do seguro celular nem sempre é tratada da mesma forma em todas as seguradoras. Enquanto algumas oferecem a opção de pagar o valor do aparelho, outras enviam ao cliente um celular novo idêntico ao que foi roubado. Para saber o tipo de indenização do seu seguro, é preciso conferir a apólice e entrar em contato diretamente com a seguradora contratada.
Para quem tem dúvidas sobre qual é o melhor seguro para celular e qual oferece o melhor custo benefício para atender às suas expectativas, fazer uma comparação gratuita com o nosso comparador online é o melhor caminho. Em menos de 30 segundos é possível comparar as principais opções do mercado e tomar uma decisão com mais segurança e tranquilidade.
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Como pedir reembolso para o seguro de celular em caso de furto ou roubo?
Para que a indenização do seguro celular seja paga, é necessário acionar o seu seguro celular juntamente com a seguradora. Isso quer dizer que, a primeira coisa a ser feita é reunir os documentos necessários e informar a empresa responsável pelo seguro sobre o ocorrido.
Essa informação deve ser feita formalmente pelos canais de atendimento disponibilizados pela seguradora, como site, aplicativo, e-mail ou telefone.
Cada seguradora possui procedimentos próprios para dar sequência com os sinistros, mas no geral, para pedir o reembolso do seguro celular em caso de furto ou roubo, é necessário:
- Apresentar o boletim de ocorrência;
- Enviar a nota fiscal do aparelho;
- Informar a data do roubo;
- Informar os dados bancários;
- Comunicar o bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) diretamente com a operadora;
- Enviar outros documentos complementares caso seja solicitado pela seguradora.
Quais são as coberturas básicas de um seguro celular?
As coberturas básicas de um seguro celular podem variar de acordo com cada seguradora, mas no geral, os aparelhos segurados estão cobertos de:
Cobertura | Explicação |
---|---|
Danos elétricos durante período de carga | Quando o celular está carregando e um raio ou um curto circuito acontece que acaba danificando o seu celular, se encaixa nas coberturas básicas de um seguro celular. |
Roubo | Quando você é abordado por uma pessoa que te ameaça e leva seu celular, isso é considerado um roubo. |
Furto Qualificado | Quando o seu celular é roubado e existe sinais do ocorrido, como um arrombamento de casa ou a quebra do vidro do seu carro. |
Furto Simples | Quando você é furtado e não tem nenhum sinal. Como se uma pessoa tenha pego o celular do seu bolso ou de sua mochila sem deixar nenhum rastro. |
Para quem prefere investir em uma cobertura mais completa, problemas como tela quebrada, danos causados por líquido e coberturas para acessórios são algumas coberturas opcionais que atendem as principais queixas de acidentes que contribuem com um mau funcionamento do aparelho. Por isso, avalie bem quais são os principais riscos que o seu aparelho enfrenta para ter o seguro ideal e não ficar no prejuízo.
Qual é a diferença entre furto e roubo no seguro celular?
É comum ter dúvida sobre a diferença entre furto e roubo, principalmente, quando a seguradora tem tratativas diferentes para cada situação. Por isso, é fundamental entender o que cada termo significa para te ajudar a definir as coberturas do seu seguro celular.
- Furto
É o termo usado quando algum item é subtraído sem violência ou ameaça, podendo ser dividido entre furto simples, quando a subtração do objeto não envolve nenhum tipo de dano ou violação de um obstáculo, por exemplo, quando não há arrombamento ou destruição de nenhum outro item.
- Furto qualificado
É caracterizado pela danificação de outros objetos para que o item em questão seja levado, ou também, quando há envolvimento de duas ou mais pessoas na ação.
- Roubo
É considerado quando alguma ação violenta ou ameaça é utilizada para a subtração do item, um exemplo disso são os assaltos, chantagens e arrastões.
Qual é a diferença entre um furto simples e furto qualificado no seguro celular?
Algumas seguradoras tratam furtos simples de forma diferente de furtos qualificados, ou seja, enquanto um faz parte das coberturas básicas, o outro só pode ser atendimento se o cliente tiver contratado a cobertura adicional. Sendo assim, é fundamental saber a diferença entre eles para adaptar o seu seguro celular com a sua realidade. Veja a seguir a diferença entre eles:
Furto simples: quando não há nenhum tipo de violência, ameaça e danos em outros objetos para que o celular seja levado.
Furto qualificado: quando não há nenhum tipo de violência ou ameaça, porém, outros objetos que poderiam impedir a ação foram danificados, por exemplo, um arrombamento de porta, cadeado, bolsa, entre outros itens que poderiam proteger a subtração do celular.
Bom saber
Muitas seguradoras não tratam furto simples como um motivo para acionar o seu seguro celular.
Quanto custa um seguro celular?
No geral, as seguradoras calculam o preço dos seguros de celular utilizando uma porcentagem em cima do valor do aparelho, podendo variar de 20% a 30%. Ou seja, para um celular que custa R$5.000, o valor médio do seguro será de R$250.
O valor do seguro celular varia de acordo com o modelo do aparelho e das condições que ele se apresenta. Além disso, a contratação de coberturas adicionais também impacta diretamente no valor final do seguro.
O que eu irei receber do seguro celular em caso de roubo ou furto?
No caso do seguro celular, você normalmente terá que pagar a franquia para acionar o seguro em caso de roubo ou furto, veja alguns exemplos:
Seguradora | Valor da franquia |
---|---|
Pier | 0 |
PagSeguro | 10% |
Vivo | de 10% a 25% |
Ciclic | 25% |
Porto Seguro | 25% |
Normalmente você irá receber um celular igual ao que foi furtado ou roubado em retorno. Ficando assim de igual ao que você perdeu. Mas você pode também pedir a seguradora, para receber sua indenização em dinheiro! A porcentagem que você irá receber depende do contrato e da empresa que você fechar o seu seguro,
Se você faz questão que a indenização do seu celular seja feita em dinheiro para ser usado como você preferir, esclareça essa questão com a seguradora antes de assinar o contrato e opte pela que oferece as condições que sejam mais alinhadas com o que você precisa.
Por isso, comparar os principais seguros de celular é importante antes de tomar uma decisão. Em menos de 30 segundos, você pode comparar todos os detalhes das seguradoras e escolher a que oferece as melhores condições para você.
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Quanto tempo demora para receber o celular substituto?
Se a indenização do seu seguro celular é feita a partir do envio de um novo aparelho, o prazo para receber o substituto é entre 15 e 30 dias após a notificação do sinistro.
Por isso, assim que houver a ocorrência, faça um boletim de ocorrência e notifique a seguradora assim que possível. Essa agilidade em avisar o sinistro poderá contribuir para que o seu novo celular seja enviado o quanto antes e você fique menos tempo em prejuízo.