Estiramento muscular tem tratamento?

author-profile-picture
Adeline Harmant Atualizado em June 27, 2022

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia

Exercícios físicos fazem parte da rotina das pessoas que procuram ter uma vida mais saudável. A prática de atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que ela deve ser feita com supervisão e atenção. Muitas vezes podemos sofrer lesões como o estiramento muscular.

Você sabe o que é um estiramento muscular?

Continue lendo esse artigo para saber o que é estiramento muscular, como tratar, sintomas e causas e como prevenir essa lesão.

O que é o estiramento muscular?

O estiramento muscular é a lesão que acontece quando um músculo se estica em excesso e as fibras musculares são rompidas. Além disso, é bem comum que isso aconteça após um esforço físico excessivo, por exemplo.

Assim que acontece o estiramento, a pessoa pode sentir uma dor intensa no local da lesão, além de também poder notar diminuição da força muscular e da flexibilidade.

A principal causa do estiramento muscular é o esforço excessivo para realizar uma contração muscular, o que pode acontecer durante uma corrida, jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo. Além disso, também pode ser causado por movimentos bruscos, esforços prolongados, fadiga muscular ou uso inadequado de equipamentos de treino.

O tratamento de estiramento muscular é coberto pelo plano de saúde?

O tratamento de estiramento muscular deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados, resultado dos exames e gravidade da lesão. Então sim, o tratamento de estiramento muscular é coberto pelo plano de saúde.

Você pode se consultar com seu clínico geral e pode pedir um encaminhamento para um fisioterapeuta. Se seu plano de saúde tiver cobertura para fisioterapia, você também pode aproveitar esse benefício.

Normalmente é indicado o uso de remédios anti-inflamatórios (para aliviar os sintomas) e sessões de fisioterapia (para favorecer a recuperação muscular).

Você não possui plano de saúde ou quer saber quais são os planos que oferecem cobertura para fisioterapia? Visite nosso comparador e confira nossos os melhores planos de saúde do mercado brasileiro atual e se informe!

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Estiramento muscular sintomas e causas: quais são?

O estiramento muscular pode ser um problema para as pessoas que trabalham com o uso de força física ou para atletas. Os principais sintomas de estiramento muscular são:

  • Dor intensa no local do estiramento;
  • Perda de força muscular;
  • Diminuição da amplitude do movimento;
  • Diminuição da flexibilidade.

O estiramento muscular acontece com mais frequência na musculatura da coxa e nas panturrilhas, mas também pode acontecer nas costas e nos braços.

É importante que, assim que surgirem sintomas sugestivos de estiramento, se consulte um ortopedista ou fisioterapeuta. O médico será capaz de avaliar a gravidade da lesão e indicar o tratamento mais adequado.

Uma das principais causas desse problema é a falta de cuidados durante a prática de atividades físicas. É de extrema importância fazer aquecimento antes e alongar os músculos após os exercícios.

Além disso, o sedentarismo e os maus hábitos, como praticar atividades físicas somente uma vez por semana e em excesso, podem contribuir para que a pessoa desenvolva o estiramento muscular. Ou seja, pessoas que praticam exercícios físicos somente no fim de semana correm gravíssimos riscos de sofrerem uma lesão.

Essa incidência maior se deve a falta de preparo e fortalecimento muscular para suportar tantas horas de atividade, e isso acaba exigindo demais do músculo.

Entretanto, o que mais causa o estiramento muscular é o esforço excessivo dos músculos por movimentos bruscos ou errados durante uma atividade. Essa lesão é muito comum após um esforço repetitivo, fadiga muscular ou após uma contração muscular muito forte (como quando uma pessoa tenta ganhar muita velocidade em uma corrida, por exemplo).

Quais são os diferentes graus de estiramento muscular?

Existem graus de estiramento muscular: o estiramento muscular grau 1, o estiramento muscular grau 2 e o estiramento muscular grau 3. Esses graus vão variar de acordo com a gravidade da lesão. Confira a explicação abaixo:

GrauExplicação
Grau 1
Há estiramento das fibras musculares, mas não há ruptura. Assim, a dor é mais leve e melhora em cerca de 1 semana.
Grau 2
Há uma pequena ruptura no músculo ou no tendão, o que causa dor mais forte. A recuperação acontece em cerca de 8 a 10 semanas.
Grau 3
É caracterizada pela ruptura total do músculo ou do tendão, causando sintomas como dor intensa, inchaço e calor na região lesionada. A recuperação varia entre 6 meses a 1 ano.
Tabela explicativa dos graus de estiramento muscular e suas consequências.

Para avaliar o grau do estiramento muscular, o ortopedista poderá apenas avaliar os sintomas apresentados ou indicar a realização de uma ressonância magnética ou exame de ultrassom.

Quais áreas podem ser afetadas pelo estiramento muscular?

Como visto anteriormente, o estiramento muscular afeta principalmente a musculatura da coxa e das panturrilhas, mas também pode acontecer nas costas e nos braços. Por isso que muitas vezes a recomendação é buscar pela orientação de um ortopedista.

Acho que tenho estiramento muscular, o que fazer?

O primeiro passo é buscar orientação médica. O estiramento muscular pode acontecer em qualquer momento, e por isso é importante possuir um amparo para que você seja atendido por um profissional da saúde de maneira rápida.

Contratar um plano de saúde pode ser exatamente o amparo que você precisa. Ter um bom plano de saúde pode te dar a garantia de que, não importa o que aconteça, você será atendido e que todo o procedimento vai ser feito para que você melhore.

Ainda não possui um plano de saúde? Entre na nossa página principal e leia sobre os melhores planos de saúde do Brasil. Com certeza você irá se identificar com algum deles!

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Qual é o tratamento para estiramento muscular?

O tratamento do estiramento muscular deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados, resultado dos exames e gravidade da lesão. Entretanto, normalmente é indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e sessões de fisioterapia, para favorecer a recuperação muscular.

É importante também ficar em repouso e aplicar compressas geladas 3 a 4 vezes por dia.

Qual o melhor plano de saúde para realizar o tratamento de estiramento muscular?

O tratamento de estiramento muscular é simples. Como já visto anteriormente, você precisa seguir as instruções do médico e talvez fazer fisioterapia. O diferencial dos planos de saúde é que seu plano pode oferecer ou não a cobertura para fazer fisioterapia.

Ainda não tem plano de saúde? Veja algumas opções de seguradoras e como elas são vistas no mercado:

SeguradoraOpinião
Unimed
A Unimed é um sistema de cooperativas espalhadas por todo o país, e hoje cobre mais de 80% do Brasil, e tem em torno de 18 milhões de beneficiários. A empresa oferece todos os tipos de planos de saúde e variam entre nacionais e regionais, com diferentes acomodações, Com ou Sem Coparticipação e possibilidade de reembolso.
Bradesco Saúde
A Bradesco Saúde fica em segundo lugar em número de beneficiários no Brasil, em torno de 3,3 milhões.
Amil
A Amil é uma das empresas mais reconhecidas do mercado brasileiro, quando o assunto é plano de saúde. A empresa conta com quase 3 milhões de beneficiários.
SulAmérica
Também muito conhecida no Brasil, sendo uma das mais antigas do país, a SulAmérica tem, hoje, em torno de 1.8 milhões de beneficiários.
Hapvida
Com maior foco nos estados Norte e Nordeste, a Hapvida já conta com mais de 2.7 milhões de beneficiários.
NotreDame Intermédica
Atuando no país desde 1968, a NotreDame conta com mais de 3.2 milhões de beneficiários em todo o país. Tem uma grande rede de hospitais e clínicas próprias, mas também conta com uma rede credenciada bastante ampla.
Tabela explicativa dos planos de saúde mais famosos do Brasil

Estiramento muscular: qual o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação vai depender do grau da lesão. Confira abaixo:

  • Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar;
  • Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar;
  • Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

O plano de saúde cobre procedimentos pós-cirúrgicos do estiramento muscular?

A maioria dos casos de estiramento muscular são tratados sem cirurgia. Entretanto, se o tendão central estiver totalmente rompido, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção em atletas de alto nível, especialmente em lesões recorrentes.

Para mais informações, você deve entrar em contato com a central de atendimento do seu plano para saber sobre os procedimentos pós-cirúrgicos desse caso.

Quer saber quais são os planos que oferecem as melhores coberturas do país? Entre em nosso comparador e se informe!

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Estiramento e distensão muscular: qual a diferença?

A principal diferença entre a distensão e o estiramento muscular é o local onde ocorre a lesão:

  • Estiramento muscular: a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo.
  • Distensão muscular: a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é exatamente o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.

Apesar de possuírem a mesma causa, sintomas, classificação e tratamento, não devem ser utilizados como sinônimos, pois possuem significados diferentes (já que o local da lesão não é o mesmo).

Como prevenir o estiramento muscular?

Algumas atitudes podem ser tomadas para que o estiramento muscular seja prevenido. Veja o que pode ser feito:

1. Adequar as atividades físicas e fazê-las com orientação de um profissional;

2. Trabalhar a musculatura de forma harmônica e frequente;

3. Aquecer antes de atividades físicas para evitar a distensão muscular;

4. Cuidar da alimentação;

5. Descansar.

Siga essas recomendações e veja como as chances de você sofrer um estiramento muscular irão diminuir.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Adeline Harmant
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.