Empréstimo com garantia de imóvel Itaú: guia total

author-profile-picture
Adeline Harmant Atualizado em abril 19, 2022

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia

O empréstimo com garantia de imóvel Itaú pode ser uma opção interessante para quem busca crédito mais alto para expandir um negócio ou tirar um plano antigo do papel. Isso porque, além de ter taxas fixas e reduzidas, o prazo para pagamento é estendido, podendo chegar a 240 meses. Mas atenção! Para ter todas essas vantagens é preciso alienar o seu imóvel como garantia e, caso haja inadimplência durante o contrato, o bem pode ser tomado pelo banco.

Ficou na dúvida se o empréstimo com garantia de imóvel do banco Itaú pode ser uma boa ideia para você? Leia esse artigo e saiba tudo sobre essa opção de crédito para te ajudar a se planejar e fazer uma escolha segura. Acompanhe!

O empréstimo com garantia de imóvel Itaú é confiável?

A linha de crédito da modalidade home equity, que em português quer dizer empréstimo com garantia de imóvel Itaú, foi feita especialmente para os clientes do banco que desejam obter um valor mais elevado de crédito, e para isso, precisam vincular um imóvel próprio como garantia do pagamento.

Por se tratar de uma das maiores instituições financeiras no país, ter um empréstimo desse porte no Itaú gera mais credibilidade para quem quer fazer um movimento de alto risco, já que o atraso das parcelas pode configurar inadimplência, dando ao banco o direito de se apropriar do imóvel.

Desta forma, é importante entender o nível de confiabilidade que a instituição irá proporcionar, desde a aplicação dos juros, como todas as possíveis situações em que o imóvel poderá ser tomado.

Um ponto positivo é que o Itaú não exige nenhum tipo de justificativa para que o valor seja liberado. Ou seja, o solicitante não precisa expor para o banco o que deseja fazer com o dinheiro.

Por outro lado, ao assumir essa dívida com o banco, você terá os bens bloqueados automaticamente, sendo liberados somente após a quitação do empréstimo.

Segundo a avaliação feita pelo Reclame Aqui, a nota dada pelos consumidores dos serviços de financiamento do banco Itaú é 7,3, o que a classifica como BOA.

No geral, o empréstimo com garantia de imóvel Itaú é confiável e pode ser considerado uma ótima opção para obter crédito de alto valor com taxas reduzidas. Porém, não se esqueça de comparar todas as condições com outras empresas que oferecem serviços similares. Essa avaliação é importante para fazer uma contratação consciente e responsável com a sua saúde financeira. Você pode usar o nosso comparador online e ter os melhores resultados em poucos segundos!

Encontre as melhores taxas de juros para empréstimo com garantia

Fazer cotação

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel Itaú?

O objetivo do empréstimo com garantia de imóvel Itaú é ser uma linha de crédito confiável, segura e sem surpresas. Porém, para liberar valores mais elevados, é necessário vincular um imóvel próprio, residencial ou comercial, que esteja quitado. Assim, o banco poderá liberar até 60% do valor avaliado do imóvel, com prazo de até 240 meses (20 anos) para quitar o empréstimo.

Além da avaliação do imóvel, também é feita uma análise de perfil do solicitante, utilizando dados como comprovação de renda, perfil de compra, entre outros.

Uma das principais características do empréstimo com garantia de imóvel Itaú são as taxas fixas. Isso quer dizer que, além de serem mais baixas do que outras linhas de crédito, elas não variam durante o contrato e não sofrem influência de outras taxas, como IPCA e TR.

Outro diferencial do empréstimo com garantia do banco Itaú é a possibilidade de pular parcelas, sendo possível pular até 2 parcelas seguidas do empréstimo por ano. As parcelas puladas são somadas ao saldo devedor, incluindo encargos e juros e diluídas nas parcelas futuras do contrato. Essa condição pode ser recontratada a cada 12 meses.

Empréstimo com garantia de imóvel Itaú simulação: como fazer?

Independente se você optar pelo Itaú ou por outra instituição financeira para fazer o seu empréstimo, é necessário fazer uma simulação antes de qualquer coisa para avaliar quais serão os possíveis valores liberados e quais serão as condições oferecidas.

É possível fazer a simulação do empréstimo Itaú com garantia de imóvel de três formas:

  1. Simular pelas plataformas digitais do banco, como site e aplicativo
  2. Ir a uma agência física e simular o empréstimo com um atendente
  3. Visitar um correspondente autorizado do banco e conhecer as condições oferecidas para o seu perfil

Para simular, é preciso fornecer algumas informações pessoais, como CPF, nome, e-mail e telefone. Feito isso, o banco pede para que você faça uma proposta que será analisada e, em seguida, um especialista entrará em contato para solicitar a documentação necessária para compor a simulação.

Lembrando que a análise envolve os dados do cliente, como também as condições do imóvel, podendo chegar até a 60% do valor do bem, desde que não seja menor que R$30.000. O retorno do banco sobre a proposta enviada é rápido, com o prazo máximo de 1 hora após o recebimento das informações solicitadas.

O Itaú faz empréstimo com garantia de imóvel financiado?

Não é possível fazer um empréstimo com garantia de imóvel financiado. Para solicitar o empréstimo com garantia de imóvel Itaú é necessário que o imóvel esteja quitado. O bem só se torna elegível como garantia do empréstimo se não houver outras dívidas ou pendências vinculadas a ele e se a documentação estiver em dia.

Essa é uma das características da modalidade home equity, que não permite que o mesmo imóvel seja alienado a mais de um contrato. Ou seja, quando o imóvel ainda faz parte de um contrato de financiamento, ele é considerado alienado a ele, não sendo habilitado para se vincular a outro contrato financeiro.

Empréstimo com garantia de imóvel Itaú para negativado: é possível?

Assim como toda solicitação de empréstimo, a modalidade com imóvel como garantia do Itaú também passa por uma análise cadastral antes da liberação do crédito. Nem sempre estar negativado é sinônimo de impossibilidade na contratação, já que a análise é composta por diversos critérios. Porém, as chances de ter o crédito liberado pode ser menor e, por isso, é tão importante pesquisar mais de uma financeira e comparar quais são as condições para cada situação.

Em nosso comparador online, é possível comparar os principais nomes do mercado e analisar cada proposta antes de contratar. Essa pesquisa é importante para fazer uma contratação consciente e alinhada com as suas necessidades. Compare agora e veja o resultado em 20 segundos!

Encontre as melhores taxas de juros para empréstimo com garantia

Fazer cotação

Quais valores consigo pegar com o empréstimo com garantia de imóvel Itaú?

O empréstimo com garantia de imóvel Itaú possui margem mínima e máxima de liberação de crédito. Porém, os valores podem variar de acordo com o perfil do cliente e da avaliação do imóvel.

A modalidade permite que seja liberado até 60% do valor do imóvel e, no Itáu, o valor mínimo não deve ser menor que R$30.000 e não ultrapassar 3 milhões. O prazo para quitar o empréstimo é alto, podendo chegar até a 20 anos, o que facilita o pagamento com a redução do valor das parcelas, que são calculadas com taxas fixas a partir de 0,94% ao mês e utilizando o sistema de amortização constante, o que possibilita que as parcelas diminuam mês a mês.

Como contratar o empréstimo com garantia de imóvel Itaú?

O primeiro passo para contratar o empréstimo com garantia de imóvel do banco Itaú é fazer a simulação pelos canais digitais, em uma agência bancária ou com um correspondente bancário parceiro do Itaú.

Com a simulação feita, serão solicitados os documentos necessários para realizar a avaliação pessoal e do imóvel. Assim que a documentação for enviada, uma análise de crédito e imobiliária será realizada e, assim que concluída, um especialista Itaú entrará em contato para informar os valores e condições aprovados.

Se tudo estiver de acordo, o banco irá emitir o contrato que deverá ser registrado em cartório. Nessa etapa, o imóvel passará a ser de responsabilidade do banco.

Feito isso, o crédito estará pronto para ser liberado e poderá estar disponível em sua conta em até 3 dias úteis. É importante lembrar que o empréstimo com garantia de imóvel Itaú só é possível para clientes do banco. Portanto, para quem deseja utilizar o serviço e ainda não é correntista Itaú, será necessário abrir uma conta para depois fazer a contratação do empréstimo.

Veja quais documentos são necessários para contratar o empréstimo com garantia de imóvel Itaú:

Documentos pessoais:

  • Documento de identificação (RG ou CNH)
  • Certidão de estado civil

Documentos adicionais que podem ser solicitados:

  • Certidão de justiça do trabalho
  • Certidão de feitos ajuizados
  • Certidão da justiça federal
  • Certidão conjunta de débitos relativos a tributos federais
  • Certidão negativa de débitos estaduais
  • Procuração com poderes para poder contratar empréstimos, alienar fiduciariamente e descrever o imóvel

Documentos do imóvel:

  • Matrícula do imóvel com certidão de ônus
  • Número do contribuinte presente na capa do IPTU do imóvel

Documentos adicionais que podem ser solicitados:

  • Termo de quitação
  • Declaração de débitos condominiais + ata de eleição do síndico
  • Certidão negativa de tributos imobiliários e de tributos municipais

Posso cancelar o empréstimo com garantia de imóvel Itaú?

Todo empréstimo pode ser cancelado em até 7 dias após o recebimento do valor, desde que a contratação tenha sido feita fora do estabelecimento da financeira. Ou seja, contratações feitas por canais digitais, em domicílio ou por telefone, podem ser canceladas se estiverem dentro do prazo de 7 dias.

Para as contratações de empréstimo que forem feitas em um ponto de atendimento físico, como as agências bancárias, o empréstimo não pode ser cancelado e as cláusulas contratuais devem ser respeitadas até o término do contrato.

Ainda está com dúvidas e gostaria de saber mais sobre quais são as alternativas para o cancelamento e um empréstimo? Confira nosso guia sobre cancelamento de empréstimos e saiba mais.

Qual a taxa de juros do empréstimo com garantia de imóvel Itaú?

O empréstimo Itaú com garantia de imóvel possui taxas reduzidas e fixas. Isso quer dizer que, o cliente não terá surpresas com o aumento de juros durante a vigência do contrato e, ainda, poderá ter as mensalidades amortizadas ao longo do contrato.

Entre as principais linhas de crédito do mercado, o empréstimo com garantia de imóvel Itaú é a que oferece as menores taxas. Veja a seguir a comparação:

Linha de créditoTaxa
Empréstimo com garantia de imóvel Itaú
A partir de 0,94% a.m.
Crediário
5,23% a.m
Crédito consignado
5,39% a.m.
Cheque especial
7,17% a.m.
Tabela sobre as taxas de juros do empréstimo com garantia de imóvel

Antes de contratar o seu próximo empréstimo, faça a comparação entre as principais empresas do mercado e veja em menos de 1 minuto qual atende melhor às suas necessidades, com melhores taxas e prazos de pagamento usando o nosso comparador online.

Encontre as melhores taxas de juros para empréstimo com garantia

Fazer cotação

Portabilidade do empréstimo com garantia de imóvel Itaú: como funciona?

A portabilidade de crédito pode ser feita por qualquer pessoa que queira buscar melhores condições de taxas de juros para quitar um financiamento. Com a portabilidade do empréstimo, o novo banco escolhido deverá manter as mesmas condições do contrato original, como saldo devedor, quantidade de parcelas a vencer e data de pagamento das parcelas. Dessa forma, as únicas alterações serão em relação às taxas de juros, o que irá influenciar no valor das parcelas.

Para que a portabilidade de crédito seja feita para o Itaú, é necessário que o cliente tenha uma conta junto ao banco. Em casos em que o solicitante ainda não é cliente, será necessário abrir uma conta Itaú.

O processo de portabilidade de crédito é iniciado assim que o cliente tem em mãos o DDC – Documento Descritivo de Crédito. Esse documento deve ser solicitado no banco ou financeira responsável pelo empréstimo atual contendo os dados abaixo:

  • Número do contrato
  • Saldo devedor atualizado
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor
  • Modalidade
  • Taxa de juros anual, nominal e efetiva
  • Prazo total e remanescente
  • Sistema de pagamento
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos
  • Data do último vencimento da operação

Assim que o cliente estiver com o DDC em mão, basta se dirigir até uma agência do banco Itaú e seguir as novas orientações.

Esta pensando em fazer portabilidade do seu empréstimo e se pergunta quais cuidados tomar na hora de fazer uma transferência de empréstimo pessoal? Acesse nosso guia sobre portabilidade de empréstimo e saiba todos os detalhes.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Adeline Harmant
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.

1 Comentários
Leci P.
na

Esse emprestimo com imovel de garantia tem seguro nas clasulas caso aconteça algo com a pessoa,morte por exemplo?

Olá Leci, tudo bem?

Em caso de morte, existem algumas situações referentes à herança de dívidas. Mais precisamente sobre o empréstimo com garantia de imóvel, essas são as opções:

  • Alguns empréstimos contam com um seguro prestamista já incluso no contrato, o qual poderá cobrir completamente a dívida em caso de falecimento;
  • Os bens do falecido titular podem ser utilizados para o pagamento da dívida;
  • O imóvel que foi usado como garantia para o empréstimo pode ser vendido e seu valor utilizado para cobrir o valor do crédito, já que normalmente o valor liberado de empréstimo não costuma exceder 60% do valor do seu imóvel;
  • Caso exista um seguro de vida associado, o imóvel fica automaticamente saldado após a morte do titular do empréstimo. Para mais informações, acesse nosso guia sobre Seguros de Vida.

Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição.

Até logo,
Equipe HelloSafe