Qual é a cotação do Bitcoin (BTC)?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em maio 6, 2022
Cryptocurrency Prices by Coinlib

Mesmo diante do crescimento do Bitcoin (BTC) e sua popularidade no mercado, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre: o que é de fato o Bitcoin?

Você saberia como investir nesta criptomoeda de maneira consciente? Você está por dentro das maiores vantagens e desvantagens do bitcoin? Sabe como o bitcoin vira dinheiro?

Em nosso guia total sobre bitcoin, você encontrará todas as respostas que precisa para entrar no mundo das criptomoedas, confira!

Quanto vale um Bitcoin hoje?

Saber quanto vale um Bitcoin hoje é um dos fatores mais importantes para se ter em mente ao investir nessa criptomoeda. Afinal, o ativo é volátil e requer uma análise detalhada antes de fazer a compra. Para se ter uma ideia, há registros de dias em que o preço do ativo chegou a variar mais de 80%. Em 22 de fevereiro deste ano, a cotação máxima do bitcoin chegou em USD 58.000,00 enquanto a mínima foi de USD 47.700,00. Ao longo das próximas seções você vai entender o que determina o preço do bitcoin e como funciona toda a dinâmica.

Acesse o comparador da HelloSafe e encontre as melhores corretoras de criptomoedas. Tudo isso de forma rápida e sem deixar seus dados pessoais.

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

O que é Bitcoin?

Criado em 2009, o Bitcoin é uma moeda digital e decentralizada. Sem a presença de intermediários como bancos ou governos, a criptomoeda desenvolvida por Satoshi Nakamoto foi pioneira no mercado e continua sendo um dos ativos mais falados até hoje.

Mais do que representar facilidades e finanças virtuais, o Bitcoin foi criado com o objetivo de trazer um sistema de pagamento mais seguro e com menos taxas de serviço embutidas.

Contudo, as pessoas ainda tinham dúvidas em relação à tecnologia, tendo em mente que o sistema estava iniciando e tudo era muito novo até então. Um exemplo dessas preocupações está na dúvida sobre possíveis fraudes na rede, entre elas a possibilidade de alguém gastar um mesmo valor duas vezes.

Devido a tecnologia peer-to-peer (ponto a ponto) as transações com bitcoin evitam o "gasto duplo", já que são validadas por computadores em todo o mundo e ficam registradas na blockchain.

Qual o preço do bitcoin em dólar?

Muita gente se pergunta como bitcoin vira dinheiro e vice-versa. A questão se dá principalmente pois a moeda é digital, o que por vezes, dificulta um entendimento concreto das operações. Entretanto, ter essa noção é de grande importância pois as aplicações em criptomoedas tendem a volatilidade. Ademais, saber quanto vale um bitcoin em dólar pode ter influência na tomada de decisão como um todo.

Pensando nisso, preparamos este conversor especial que mostra as cotações atuais de bitcoin e dólar para você ficar sempre atualizado com as cotações do mercado.

A ferramenta é gratuita e seu uso é simples, basta digitar os valores e conferir os resultados em tempo real.

'fa-arrows-alt-h' | icon

$

'fa-sync-alt' | icon

Onde comprar Bitcoin (BTC)?

Diante do crescimento e popularidade dos investimentos em criptomoedas, uma das principais perguntas de quem deseja ingressar no mercado é: "Onde comprar bitcoin?" "Quais as corretoras de bitcoin mais confiáveis?"

A escolha tem uma importância estratégica na vida do investidor, levando em conta que a corretora (exchange) pode ser considerada uma importante parceira de negócios.

Assim, pensando em auxiliar nessa questão, preparamos uma seleção com 10 corretoras de criptomoedas para você fazer suas negociações.

Confira a seleção e o resumo das informações mais relevantes sobre cada empresa.

Nome da corretoraPrincipais destaquesDescobrir
Binance
É conhecida como a maior corretora do mundo. Está no Brasil desde 2019 e permite o investimento em mais de 500 ativos. As negociações podem ser feitas tanto pelo app como pelo homebroker (plataforma própria) da Binance.Descobrir

Kraken
Oferece serviços completos e múltiplas opções de operação. À primeira vista, muitos consideram a plataforma um tanto complexa, tornando a indicação interessante a investidores mais experientes.Descobrir

Crypto.com
Possui recursos para alta segurança dos clientes, incluindo a "defesa em profundidade" que promove a integração de processos seguros em diferentes partes do negócio.Descobrir

CEX.io
Disponível em países como Reino Unido, México e Estados Unidos a empresa oferece bom suporte ao cliente, contudo, a cobrança de taxas ao investidor deve ser observada com atenção.Descobrir

Bittrex
A corretora possui credibilidade global e oferece segurança aos usuários, porém a plataforma e os tipos de criptomoedas disponíveis são mais limitados em comparação a outras empresas do segmento.Descobrir

eToro
A interface intuitiva e a acessibilidade para fazer as operações tornam a eToro uma opção adequada a quem está iniciando seus investimentos. A empresa é multi regulamentada e oferece materiais educacionais aos que desejam aprender sobre o criptomercado.Descobrir

Coinhouse
Reconhecida no território europeu, a empresa oferece distintas modalidades de contas pessoais e empresariais. As taxas de transação variam de acordo com o perfil escolhido e o sistema é apontado como um dos mais confiáveis para se operar criptomoedas.Descobrir

Kriptomat
Indicada para novos investidores, a Kriptomat tem certas limitações quando se trata da sofisticação de recursos e investimentos a longo prazo. De modo geral, se percebe a proposta da empresa de tornar os criptoativos um tema acessível a todos.Descobrir

Bithumb
A corretora sul-coreana fundada em 2014 se diferencia por suportar depósitos e saques em criptomoedas. A empresa também aparenta prezar pela segurança, visto que recentemente foi divulgado que a Bithumb vai bloquear saques para carteiras não verificadas.Descobrir

HitBTC
Mesmo com uma interface dinâmica e boa variedade de criptomoedas, a HitBTC possui uma parcela de clientes insatisfeitos e relatos negativos quanto à verificação de contas e ao tempo de retirada.Descobrir
10 corretoras de criptomoedas e seus diferenciais no mercado

Como minerar Bitcoin (BTC)?

Você pode minerar bitcoin de diferentes maneiras, tanto pelo desktop como pelo celular. No entanto, o processo de mineração exige poder computacional e requer bastante energia elétrica. Portanto, antes de pensar em como minerar bitcoin, é bom analisar o seu contexto para descobrir se o trabalho realmente será rentável. Afinal, a depender do custo da eletricidade e do investimento para iniciar as atividades, a mineração pode acabar gerando prejuízos e não lucros para o orçamento. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o tema, clique no link e veja o nosso conteúdo sobre como minerar criptomoedas .

Como surgiu o Bitcoin?

De acordo com o portal bitcoin.org, o BTC surgiu como aplicação prática do termo "criptomoeda", que foi mencionado no final dos anos 90 em uma lista de discussão cyberpunk. Wei Dai, que trouxe a pauta ao grupo, citou questões sobre "uma nova forma de dinheiro que usa criptografia para controlar sua criação e transações em vez de uma autoridade central".

Assim, em outubro de 2008 ocorreu a publicação do white paper do Bitcoin, uma espécie de artigo com conteúdo aprofundado, que pode ser comparado a um manifesto sobre a criptomoeda.

Entre os destaques do material está a teoria por trás do que hoje é a nossa prática. Na íntegra, o documento aponta a proposta de implementar um "sistema de pagamento eletrônico baseado em prova criptográfica em vez de confiança, permitindo a quaisquer duas partes dispostas a transacionar diretamente uma com a outra sem a necessidade de um terceiro confiável".

Como funciona o Bitcoin?

Primeiramente, cabe destacar que as negociações com bitcoin acontecem na blockchain, tendo sua segurança garantida por criptografia de dados e validação através de uma rede de usuários em todo o mundo.

Fora isso, diferente das transações tradicionais, nas quais vendedores e compradores são referidos pelos respectivos nomes, as operações com bitcoin os deixam anônimos, os identificando por chaves de encriptação.

Além disso, quem deseja investir em bitcoin tem seu patrimônio em uma carteira de criptomoedas (criptowallet).

Como vimos anteriormente, apesar de ser uma moeda virtual, o BTC pode ser convertido em dinheiro físico e é utilizado como forma de pagamento de compras ou serviços presenciais ou virtuais.

O que determina o preço do Bitcoin?

De forma resumida, o que determina o preço do Bitcoin é a relação entre oferta e demanda. Aprofundando a questão, temos uma série de outros fatores que influenciam o aumento ou queda dos preços, tais como:

  • O custo de produção (o valor pago aos mineradores)
  • A competitividade com outras moedas no mercado
  • Movimentos de compra ou venda por grandes investidores
  • Desdobramentos envolvendo políticas sobre criptomoedas
  • Acontecimentos mundiais que fazem os investidores optarem por opções menos voláteis para alocar seus recursos.

Assim, cada um dos pontos acima tende a influenciar a conduta dos compradores e vendedores, fazendo com que o ativo apresente maior variação de preço.

Agora que você já conhece os principais fatores que atuam sobre a cotação do bitcoin, é importante saber onde irá fazer suas transações. As corretoras são o meio mais comum, porém com tantas opções disponíveis se torna mais difícil encontrar uma boa exchange. Acesse o nosso comparador gratuito e veja como encontrar a alternativa que mais atende ao seu perfil.

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

Quais as vantagens e desvantagens do Bitcoin?

  • Sistema independente;
  • Redução de taxas;
  • Proteção de dados.
  • Alta volatilidade;
  • Aceitação;
  • Cuidados com a segurança.

Quantos Bitcoin há em Circulação hoje no mercado?

Atualmente, cerca de 19 milhões de unidades de bitcoin estão circulando. Dessa forma, o ativo está ficando cada vez mais escasso, já que esses 19 milhões de unidades representam mais de 90% de sua quantidade limite. Entretanto, devido ao funcionamento da rede, o último bitcoin deverá ser minerado em 2140.

Voltando ao presente, destacamos que o próximo evento do tipo acontecerá em 2024 e já tem gerado diversas especulações entre analistas, que projetam possíveis variações no preço do ativo.

Em meio ao crescimento do Bitcoin e seus impactos na economia, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais as melhores corretoras para realizar seus investimentos. A HelloSafe tem uma ferramenta especial para ajudar com essa escolha tão importante. Clique no botão abaixo e acesse o nosso comparador gratuito!

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

Vale a pena investir em Bitcoin (BTC)?

De forma direta, podemos afirmar que a resposta varia de acordo com o perfil de cada investidor. Se você tem um valor que não irá fazer falta no orçamento e está preparado para assumir riscos, a compra de Bitcoin pode ser uma opção. Agora, se você dispõe de um capital que eventualmente terá que ser retirado para suprir outras necessidades, talvez os investimentos tradicionais sejam mais adequados.

O que é e como escolher sua carteira de Bitcoin?

A carteira de bitcoin (ou de criptomoedas) é um dispositivo físico ou online que permite a conexão com a blockchain para receber ou vender certas quantidades do ativo. Para saber mais sobre o que é e como funciona uma carteira de criptomoedas, leia nosso artigo guia.

Tendo em mente essa definição, destacamos alguns aspectos fundamentais a analisar antes de escolher a sua carteira (wallet) de bitcoin;

Dicas para escolher uma boa carteira de bitcoin:

  • Considere seus objetivos e prioridades: compras a longo ou curto prazo, tamanho do patrimônio e frequência de uso dos ativos. Com essas informações em mente, você já tem os primeiros critérios para fazer a sua escolha.
  • Saiba como deseja acessar sua wallet: dependendo do seu perfil de investimento e estilo de vida, pode ser mais conveniente acessar sua carteira pelo computador, celular, tablet ou por todos os dispositivos. Portanto, saber essas necessidades é o segundo passo de maior impacto para fundamentar a decisão.
  • Pense na segurança e na conveniência: carteiras virtuais (hot wallets) podem ser vulneráveis a hackers, no entanto costumam ser fáceis de acessar em diferentes dispositivos. Enquanto isso, as carteiras em hardware (cold wallets) são mais seguras, porém demandam maior tempo para acesso e realização das transações.
  • Verifique a confiabilidade de cada opção: sejam digitais ou físicas, as carteiras de bitcoin e criptomoedas são oferecidas por determinadas instituições proprietárias. Para evitar transtornos futuros e riscos ao seu patrimônio, busque o histórico de cada empresa, reputação e avaliações recentes.
  • Avalie a operação de cada plataforma: aqui nos referimos ao tipo de interface e à complexidade do sistema, pois caso a interface seja muito complicada, pode haver dificuldades e problemas ao negociar seus ativos.
  • Fique atento ao suporte oferecido pelas plataformas: a recuperação de senha é o ponto de maior relevância neste tópico. Caso você perca sua senha e não consiga recuperá-la, seus bitcoins e criptomoedas correm o risco de perda permanente.

Como vender Bitcoin?

Tão importante quanto comprar, é preciso saber como vender seus bitcoins. Afinal, conforme o movimento do mercado, a operação pode ser bastante lucrativa ao investidor. Dito isso, existem diferentes meios para realizar a operação, confira abaixo as 3 opções mais comuns utilizadas no mercado atual.

3 formas de vender bitcoin:

  1. Corretora - A operação de venda acontece de forma anônima por meio da própria exchange.
  2. Peer-to-peer - Utilizando a tecnologia ponto-a-ponto (P2P), você pode vender seus bitcoins a um comprador específico interessado em fazer a negociação.
  3. Negociação presencial - Comprador e vendedor se encontram pessoalmente para realizar a operação.

Cada tipo de venda tem seus prós e contras, mas podemos dizer que as transações pela corretora tendem a ser rápidas, enquanto as vendas presenciais e peer-to-peer envolvem um pouco mais de tempo entre o início e o final do processo.

O que acontece se o Bitcoin é perdido?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o extravio ou esquecimento da chave privada é o que leva à perda dos bitcoins em uma carteira.

Segundo o site bitcoin.org, a perda faz com que o valor saia de circulação. Contudo, no portal também se afirma que:

"Os Bitcoins perdidos ainda permanecem na blockchain (...) mas perder bitcoins é mantê-los perdidos para sempre, porque não há nenhuma maneira de alguém encontrar a chave privada que lhes permitiria serem gastos novamente".

Em 2021, o The New York Times publicou um artigo abordando o fato de que cerca de 20% de todos os bitcoins existentes foram perdidos. As histórias de investidores que estariam milionários caso recuperassem suas carteiras não são poucas, o que reforça a necessidade do cuidado total com as chaves privadas.

Vai negociar com Bitcoin mas não sabe qual corretora escolher? Acesse a página da HelloSafe e confira as melhores comparações hoje mesmo.

Disclaimer: O material contido no presente artigo é de caráter meramente informativo e não constitui qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizado para esta finalidade. Seu único propósito é popularizar conceitos, fornecer dados e trazer conteúdos atuais ao público.

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

Os CFDs são instrumentos complexos e têm um alto risco de perda rápida de capital devido à alavancagem.
Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário
1 Comentários
Marcus
na

gostaria de comecar a comprar cripto moedas
ja baixei o aplicativo

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Marcus,

Entre em nossa página guia de criptomoedas onde você terá muito mais informações sobre como funcionam as criptomoedas. Entre também em nosso guia de como investir em criptomoedas, para informações mais diretas da parte de investimentos.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe