Quem são os corretores de planos de saúde?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em dezembro 17, 2021

Você decide que é hora de contratar um plano de saúde. Afinal, é um investimento que trará mais qualidade de vida e, principalmente, mais segurança caso haja a necessidade de um atendimento médico, seja ele de urgência ou não.

Mas então você se dá conta que plano de saúde não é algo que se encontra à venda no mercado mais próximo, na loja de conveniência ou com alguma facilidade na internet. Você dificilmente conseguirá até mesmo entrando em contato diretamente com a operadora. E agora? Como fazer para contratar um plano de saúde? Com quem preciso falar para entender melhor sobre o que é oferecido e quanto devo pagar?

Calma, não há motivo para pânico. Planos de saúde são produtos regulados e que contam com variáveis para que seus valores sejam calculados. Por isso (e por outros motivos), você deve contar com um corretor ou consultor para fazer a contratação de um plano. Neste texto, nós vamos te explicar um pouco mais sobre como isso funciona, e ainda apresentar uma ferramenta que poderá te ajudar muito na hora de escolher um plano, antes mesmo de falar com um consultor. Então vem com a gente!

O que fazem os corretores de plano de saúde?

O corretor de plano de saúde é um profissional que faz a ponte de contato entre um potencial cliente e uma operadora. É ele quem deve analisar o seu perfil, entender suas necessidades e apresentar as opções que tem disponível para que você possa estudar e ver o que melhor te atende. E isso vale para diversos fatores: quem usará o plano, a cobertura que essa pessoa precisa, o valor que está disposta a pagar por mês, entre outros.

Além disso, o corretor também deve esclarecer todas e quaisquer dúvidas que você tiver, antes e durante a contratação do plano. Por isso, vale uma dica importante: conte com um profissional de confiança!

O corretor não precisa, necessariamente, estar vinculado a uma empresa para te atender. Ele pode ser autônomo e trabalhar por conta própria, já que recebe uma comissão diretamente das operadoras. Busque referências e pesquise antes de solicitar uma contratação.

Mas se você prefere ter todas as informações sem precisar falar com um corretor, não se preocupe. Use a nossa ferramenta de comparação de planos de saúde e tenha, em segundos, dados das principais operadoras que atendem no Brasil. Certamente essas informações te ajudarão na hora de decidir.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como funciona uma corretora de planos de saúde?

Uma corretora de planos de saúde é uma empresa que faz a ponte entre as operadoras e seus clientes, por meio de seus corretores. É, são os mesmos nomes, mas com características diferentes.

As corretoras (empresas) contratam os corretores (profissionais) para fazer o atendimento e a venda dos planos, esclarecendo dúvidas e entendendo o perfil do interessado em adquirir um plano. A vantagem em relação a um corretor autônomo é que as corretoras, por serem empresas, apresentam estruturas maiores e, muitas vezes, são mais sólidas no mercado, transmitindo mais confiança. Mas atenção! Não é porque você está tratando com uma empresa que ela é 100% confiável.

Também faça a pesquisa na internet e veja o que estão falando sobre essa empresa antes de contratar um plano de saúde ou convênio médico com ela. Verifique nos sites de reclamações se ela costuma resolver os problemas dos clientes e se presta um bom atendimento, para que você não venha a ter dor de cabeça e passe por situações indesejadas.

Tanto a empresa quanto o profissional são remunerados por comissão, então você pode ter certeza de que farão de tudo para poder te vender um produto, mas você pode não encontrar essa mesma boa vontade depois de fechar negócio e precisar de algum auxílio, até porque isso faz parte do trabalho, já que o responsável pela corretora passa por um curso para aprender sobre como deve prestar esse tipo de serviço e as regras vigentes.

TipoInformação
Corretora de planos de saúde (Empresa)Funciona empregando profissionais que fazem a venda e auxiliam na contratação de planos de saúde. Recebe a comissão de tudo que é negociado e repassa aos corretores.
Corretor(a) de plano de saúde (Profissional)Pode trabalhar para uma empresa ou de forma autônoma para fazer a venda de planos de saúde, e é remunerado de acordo com as comissões sobre as vendas feitas, seja diretamente da operadora, que já inclui esse custo no valor final do produto, seja da empresa para a qual ele trabalha.
Diferença entre uma empresa corretora de planos de saúde e um profissional.

Atenção!

Fique atento e verifique se a corretora está inscrita na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que é o órgão regulador desse mercado no Brasil.

Como saber se o corretor de planos de saúde é credenciado?

Assim como a corretora (empresa), o corretor de planos de saúde também precisa ser credenciado pela SUSEP, e você pode conferir se ele está devidamente registrado acessando diretamente o site do órgão. Siga os passos abaixo para encontrar o corretor(a) ou a empresa corretora:

  1. Entre em https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/
  2. Neste link você escolhera entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
  3. Informe o CPF ou CNPJ.
  4. Informe o produto que está procurando.
  5. Clique em pesquisar.

Pergunte TUDO! Para poder vender planos de saúde, os corretores precisam passar por um curso específico, então eles devem ser totalmente capazes de esclarecer as mais diversas dúvidas.

Porém, como nem tudo é simples assim nessa vida, o credenciamento não representa, necessariamente, um profissional idôneo. Se possível, pesquise em outras fontes e busque referências antes de fechar negócio.

Bom saber

Essa pesquisa é muito importante para que você não acabe caindo em algum tipo de golpe ou contratando algo que não te atenda plenamente por falta de uma orientação adequada.

Como um corretor pode te ajudar na hora de contratar um plano de saúde?

Um corretor de plano de saúde pode te ajudar de várias formas, desde a pesquisa inicial até após a contratação. Veja alguns pontos onde ele pode ser seu apoio:

  • Entender melhor seu perfil para indicar um produto que te atenda com o melhor custo-benefício;
  • Apresentar e explicar sobre as operadoras com as quais ele trabalha, apontando as vantagens e desvantagens de cada uma;
  • Negociar o valor de mensalidades direto com a operadora, podendo oferecer uma condição exclusiva para contratação;
  • Mostrar opções para upgrade ou downgrade de plano, caso o contratado não esteja te atendendo em tudo o que você precisa ou tenha um valor muito alto com o qual você não está mais conseguindo arcar.

Esses são só alguns pontos, por isso é muito importante contar com um profissional de sua confiança, que poderá esclarecer essas e muitas outras dúvidas. Contratar plano de saúde não é brincadeira!

Como está o mercado de planos de saúde no Brasil hoje?

O mercado de planos de saúde no Brasil vive um momento paradoxal. Enquanto cerca de 80% dos brasileiros estão preocupados com o acesso à saúde, segundo a Agência Brasil, impactando diretamente na busca por planos, muitos acabaram deixando de ser beneficiários por não terem condições financeiras de continuar bancando as mensalidades, devido à crise financeira que o país atravessa.

O surgimento de empresas que oferecem planos de saúde personalizados, onde você escolhe o tipo de cobertura e até mesmo o nível de rede credenciada ao qual terá acesso, também tem causado uma movimentação diferente no mercado, obrigando as operadoras tradicionais a se adaptarem e oferecerem serviços semelhantes. Afinal, ninguém quer pagar por algo que não usa, certo?

Os reajustes também estão fazendo com que o mercado precise ir se adaptando. A pandemia da Covid-19 fez com que as operadoras tivessem um salto nas despesas com o tratamento de beneficiários, ao mesmo tempo em que foram vetadas de repassar esse aumento aos consumidores por um tempo. Mas mesmo com todos esses “poréns”, muitos brasileiros ainda sonham e até priorizam ter um plano de saúde.

Bom saber

Saiba mais sobre os tipos de planos de saúde com nossos artigos guia! Planos de saúde Individual, Familiar, Empresarial, Coparticipação e Adesão.

Visite nosso comparador online

O corretor é um profissional muito importante para te auxiliar na hora de contratar um plano, mas você também pode acessar o nosso comparador online de planos de saúde. Basta preencher algumas informações referentes ao seu perfil e ao que você busca em um plano para, em questão de segundos, ter um material com todas as informações para fazer o melhor negócio.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Quanto ganha um corretor de planos de saúde?

Os corretores de planos de saúde são remunerados de acordo com a comissão estipulada pelas operadoras ou pelas empresas para as quais eles trabalham. Ou seja, quanto mais eles vendem, maior a remuneração! É comum, no caso de profissionais contratados por empresas, que eles também tenham um valor fixo mensal, muitas vezes voltado ao custeio da atuação do corretor.

Para se tornar um corretor, é necessário fazer um cadastro na SUSEP e o curso do órgão específico para essa área. Com isso, você poderá negociar a venda de planos de saúde, convênios médicos ou seguros saúde. E como a saúde pública brasileira, apesar de todo o seu alcance, vem deixando a desejar em muitas partes do país, muita gente acaba se interessando por qualquer serviço que possa promover um atendimento médico de melhor qualidade, abrindo um mercado significativo para ser explorado por esses profissionais.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário