O que é convênio médico?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em dezembro 15, 2021

Ao buscar por uma opção de plano de saúde suplementar, com o objetivo de poder contar com uma estrutura maior e mais completa para cuidar da sua saúde, de sua família ou dos funcionários da sua empresa, provavelmente você se deparou com alguns produtos chamados convênio médico.

Mas você sabe a diferença entre um plano de saúde regular e um convênio médico? Será que o convênio oferece as mesmas coberturas e assistências? Contratar um convênio médico é mais barato do que um plano convencional?

Essas dúvidas devem aparecer em algum momento, e para que você possa decidir e fazer o melhor negócio, trazemos neste texto algumas informações importantes, e apresentamos uma ferramenta que vai te ajudar a comparar tudo o que você precisa antes de contratar um convênio médico.

Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?

Apesar de ser comum associar os dois termos como sinônimos, há uma diferença significativa entre convênio médico e plano de saúde. Normalmente, o convênio oferece uma gama de descontos e opções de serviços de saúde com valores mais em conta do que se fosse pago integralmente, em troca de uma mensalidade mais amigável ao bolso do beneficiário, tornando-se mais barato do que um plano de saúde convencional.

Já o plano de saúde oferece um atendimento em rede própria ou credenciada, com cobertura completa e área de atuação mais extensa, incluindo internação, exames e cirurgias, sem a necessidade de um custo extra por procedimento (com exceção dos planos com coparticipação). Porém, a mensalidade do plano de saúde costuma ser mais cara quando comparada à do convênio médico.

Ou seja:

TipoOferta
Convênio médicoOferece uma cobertura mais restrita, com menos serviços e basicamente focada em descontos para a realização de procedimentos médicos ou exames, normalmente em clínicas próprias, em troca de uma mensalidade mais barata.
Plano de saúdeOferece uma cobertura maior e mais completa, de acordo com o nível contratado, com atendimento em hospitais, clínicas e laboratórios próprios ou da rede referenciada, mas com mensalidades mais caras.
Diferença entre convênio médico e plano de saúde.

Outra diferença importante é com relação à forma de adesão. Os convênios médicos têm uma burocracia muito menor em relação aos planos de saúde. Normalmente, solicitam apenas alguns dados básicos do titular e de seus dependentes. Pronto! Tudo resolvido em poucos minutos. Ah, e a utilização costuma ser imediata! Nada daquele período de carência como nos planos.

Mas essa explicação pode acabar não sendo suficiente para que você decida se deve contratar um convênio ou um plano convencional, certo?

Então acesse a nossa ferramenta e compare as opções de planos de saúde e convênios médicos e tenha, em menos de meio minuto, uma lista onde você poderá verificar os valores e coberturas oferecidas para que possa escolher o melhor para você, sua família ou sua empresa.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

O que é um plano de saúde?

Plano de saúde é um produto oferecido por operadoras de saúde, que são empresas privadas, e regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

O objetivo do plano de saúde é ser uma assistência privada de prestação de serviços ou cobertura de custos em saúde. Ou seja, a pessoa que contrata um plano busca um atendimento médico mais amplo e completo, em rede própria ou referenciada, para que não precise depender apenas do Sistema Único de Saúde (SUS), que, na maioria das vezes, está sobrecarregado e sem a devida estrutura.

Para ter acesso a toda essa gama de serviços de saúde, o beneficiário paga um valor mensal à operadora, que varia de acordo com diversos fatores, como:

  • Idade;
  • Area e alcance de cobertura;
  • Quantidade de vidas atendidas dentro de um mesmo contrato
  • E até se haverá necessidade de coberturas a procedimentos específicos, como home care.

Diferente do convênio médico, o plano de saúde tem um período de carência, em que é necessário aguardar um tempo para poder contar com a cobertura de determinados procedimentos, mas passado esse período, a operadora tem a obrigação de cobrir os custos de procedimentos, exames, cirurgias e internação, desde que todos eles estejam dentro da cobertura contratada. Mesmo assim, a ANS determina que alguns procedimentos sejam obrigatórios, independentemente do nível de plano contratado.

Então, se você está pensando que contratar um plano de saúde em vez do convênio é melhor para o seu caso, confira as opções acessando o nosso comparador de planos de saúde e veja qual a melhor opção.

Bom saber

Se quiser saber mais sobre a carência dos planos de saúde, leia este artigo!

E seguro saúde, é diferente?

Sim, a estrutura e forma de atendimento do seguro saúde é bem diferente do plano de saúde ou do convênio médico

O tipo de serviço é até parecido, mas as diferenças vão bem além da nomenclatura:

TipoOferta
Seguro saúdeOferece a possibilidade de um reembolso após um atendimento na rede particular. Ou seja, o segurado não tem uma rede própria ou referenciada, e pode escolher o médico, laboratório ou a clínica de sua preferência, pagar pelo procedimento e depois solicitar à seguradora a cobertura do valor pago.
Convênio médicoCostuma oferecer descontos para procedimentos, normalmente em clínicas próprias ou referenciadas, em troca de uma mensalidade mais barata. Então o beneficiário paga um valor mensal mais em conta e só terá outra despesa se precisar de algum atendimento.
Plano de saúdeConvencional conta com uma rede própria ou referenciada, onde o beneficiário tem um atendimento completo e com os custos cobertos.
Diferença entre seguro saúde, plano de saúde e convênio médico.

Ok, pode parecer que o seguro saúde não é uma boa escolha, certo? Nem sempre!

Com possibilidade de buscar um atendimento particular, o segurado tem mais agilidade comparando com os planos de saúde, já que a agenda dos médicos e laboratórios costuma ser diferente para esse tipo de atendimento. Além disso, também não é necessário esperar uma possível autorização do plano para poder realizar um exame ou se submeter a um procedimento médico.

As seguradoras podem oferecer diferentes níveis de cobertura, e você pode escolher qual se adapta mais às suas necessidades e ao seu bolso.

Atenção!

Lembre-se que nem sempre optar pelo mais barato é a melhor solução.

Qual é o melhor convênio médico?

O melhor convênio médico é aquele que atende às suas necessidades!

Tudo bem, essa resposta não parece ser muito esclarecedora, né? É que, assim como nos planos de saúde, os convênios também apresentam alguns fatores que influenciam na sua escolha.

Inclusive, mesmo ao procurar na internet, você encontrará muitas vezes o termo convênio médico relacionado a planos de saúde. Ou seja, a busca não é assim tão simples.

Escolha um que ofereça uma boa rede de descontos na sua região ou onde você costuma passar a maior parte do seu tempo. Às vezes, um convênio oferecido na sua cidade pode ser sua melhor opção, já que contará com uma gama maior de profissionais e estabelecimentos onde você poderá aproveitar os descontos e coberturas ofertadas. Ele pode ser, inclusive, o mais barato!

Então analise as opções, pesquise e veja o que mais se encaixa no seu perfil. Assim, com certeza você encontrará melhor convênio médico para você.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Convênio médico ou plano assistencial?

O plano assistencial tem uma cobertura um pouco diferente do convênio médico, indo além do atendimento em saúde. Ou seja, é um outro conceito de assistência.

Com um custo normalmente ainda mais barato, os planos assistenciais ampliam o leque de opções para que se tenha uma melhor qualidade de vida, impactando diretamente na saúde do beneficiário. Ele oferece descontos em atendimento em saúde, como exames laboratoriais e consultas, mas também conta com uma rede de outros serviços com um valor mais baixo, como escolas, academias, clubes, etc.

Os planos assistenciais também oferecem uma cobertura funerária aos beneficiários, trazendo um pouco de conforto em um dos momentos mais difíceis para qualquer família.

Então, se você busca por uma opção mais barata e que vá além do atendimento médico, o plano assistencial pode ser a melhor escolha.

Agora se o foco é contar com uma rede médica com melhores preços, mas que não cobrem tanto nas mensalidades como os planos de saúde, talvez você deva ver o convênio médico com bons olhos.

Bom saber

Mais informações sobre os diferentes planos de saúde? Entre aqui! Familiar, empresarial ou individual.

Como encontrar um convênio médico barato?

Essa resposta é simples: pesquisando!

Você pode conversar com pessoas que sejam clientes do convênio, entrar em contato com as operadoras da sua cidade e, claro, usar a nossa ferramenta de comparação de planos de saúde e convênios médicos. Em menos de 30 segundos você terá em mãos todas as informações que precisa para tomar a melhor decisão.

Mas, como você já conferiu nesse texto, nem sempre o mais barato será aquele em que encontrará tudo o que procura. Por isso, veja com cuidado as coberturas oferecidas e se os benefícios daquele convênio te atenderão. Afinal, de pouco adianta ter uma rede diversa de descontos para atendimento, mas todos longe de casa, não é mesmo?

Leia nossos artigos relacionados a convênios médicos e planos de saúde.

Acha que ainda não encontrou todas as informações que precisava? Aqui no nosso site você ainda encontra diversos artigos com muita informação e conteúdo sobre convênio médico, planos de saúde e muito mais. Confira!

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário