Qual é a melhor época do ano para contratar um plano de saúde?

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Conheça a metodologia
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Alexandre Desoutter Atualizado em dezembro 24, 2021

Ao constatarem a necessidade de contar com um convênio médico, muitas pessoas se questionam sobre qual seria o melhor momento do ano para realizar a contratação desse serviço.

Mas será mesmo que existe uma época específica em que é possível contratar um plano de saúde mais barato?

No guia a seguir, estão as respostas para essa e outras dúvidas muito comuns entre os consumidores brasileiros interessados em encontrar um plano de saúde com preço barato e uma boa cobertura.

Quando devo contratar um plano de saúde?

Atualmente, as operadoras de planos de saúde estão mais cientes do que nunca sobre a importância de oferecer um convênio médico de qualidade alinhado a um bom preço, pois a concorrência nesse meio é cada vez maior e os clientes possuem várias opções, muitas delas com um ótimo custo-benefício.

Desse modo, existe uma cartela bastante variada de convênios médicos, com abrangências e coberturas específicas, que influenciam diretamente no preço final do plano. Em relação à abrangência, por exemplo, é possível escolher entre estadual, regional e nacional.

Também há a possibilidade de decidir entre um plano com mensalidade fixa ou em modelo de coparticipação, fator que também determina no valor do convênio. Entre essas opções, não existe melhor ou pior, em termos de qualidade, e sim o que será melhor de acordo com as demandas de cada beneficiário. Portanto, não existe melhor momento para contratar um plano de saúde do que o dia de hoje, sendo importante analisar as condições de cada convênio e ter a certeza de estar contratando algo adequado e com um preço justo, segundo as necessidades do cliente.

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Quando acontecem os reajustes dos planos de saúde?

Para evitar que as operadoras pratiquem abusos no aumento dos preços, o reajuste dos planos de saúde é regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de acordo com a Resolução Normativa 441. Nas categorias de convênio médico individual e familiar, o percentual máximo do reajuste é determinado pela ANS. Para ter uma ideia, no período entre maio de 2020 e abril de 2021, o limite máximo definido pela agência foi de 8,14%. 

Em relação aos planos de saúde coletivos formados por ao menos 30 beneficiários, nesse caso o reajuste está definido no contrato assinado pela empresa contratante com a operadora do convênio. Normalmente, é comum que haja espaço para uma negociação sobre as regras de reajuste entre as duas partes.

Já em relação a quando o reajuste de fato acontece, isso depende do tipo de reajuste de cada convênio médico. Confira a seguir quais são os tipos de reajuste existentes.

Reajuste anual

Como seu nome já indica, esse reajuste ocorre anualmente, a partir do mês em que o contrato do convênio faz “aniversário”. O reajuste anual ocorre para todos os beneficiários com planos de saúde individual e familiar, assim como uma parcela dos convênios empresariais. Maiores detalhes sobre esse reajuste dependem das condições do plano contratado.

Reajuste por faixa etária

Também regulamentado pela ANS, segundo a Resolução Normativa 63, a correção de preço por faixa etária é adotado conforme o beneficiário envelhece, pois é levado em consideração que os custos médicos com um cliente mais velho também são maiores. No entanto, o reajuste por faixa etária não pode ser aplicado anualmente, pois a ANS prevê somente dez faixas etárias distintas. Sempre que o cliente muda de uma para a outra, nesses casos é feita a correção no preço do convênio médico.

Reajuste por sinistralidade

O reajuste por sinistralidade, por sua vez, costuma ser aplicado somente em alguns planos empresariais. Ele ocorre quando existe um aumento significativo e não previsto nas despesas do plano, e seu intuito é equilibrar o balanço da operadora. De acordo com a ANS, o período mínimo entre esses reajustes deve ser de 12 meses.

Bom saber

Para saber mais sobre o reajuste dos planos de saúde, leia nosso guia total aqui!

Qual plano de saúde devo escolher?

O melhor convênio médico é aquele capaz de suprir as demandas e necessidades do beneficiário. Por essa razão, é importante analisar primeiramente como é o uso que o cliente espera fazer do seu plano. Para as pessoas que não costumam viajar pelo país, por exemplo, a abrangência nacional não é um fator necessário.

Mesmo parecendo algo simples, muitas pessoas acabam se esquecendo de parar para avaliar suas prioridades e situação de vida antes de contratarem um convênio de saúde. Desse modo, o principal antes de escolher um plano é compreender quais são as necessidades do clientes em relação à questões como rede credenciada, abrangência, cobertura, possibilidades de reembolso, etc.

Após ter as respostas para as questões citadas, o cliente já está pronto para dar o próximo passo e começar a pesquisar entre as operadoras e os convênios médicos disponíveis. Nessa etapa, uma boa sugestão é procurar mais sobre a reputação das operadoras no ranking anual divulgado pela ANS, e também verificar a nota da empresa nos principais sites de reclamações, um indicador importante para saber se a operadora costuma solucionar os problemas de seus clientes.

Em seguida, depois de descobrir quais são as operadoras mais bem avaliadas, o cliente pode acessar o comparador de preços de plano de saúde da HelloSafe, e encontrar rapidamente cotações atualizadas sobre os convênios, assim como as principais informações sobre o contrato, oportunidades de desconto, e mais.

Bom saber

Para entender melhor sobre os diferentes tipos de planos de saúde, leia nossos guias sobre planos de saúde: Individual, Familiar, Empresarial, Coparticipativo e Adesão.

Qual a importância de ter um plano de saúde?

Preservar e investir nos cuidados com a saúde é algo essencial para um estilo de vida tranquilo e confortável. A importância de ter um bom plano de saúde, também inclui:

Garantia de tratamento.

Apesar do país oferecer um sistema público de saúde, o mesmo não consegue suprir a grande demanda por atendimentos e ainda não possui a estrutura necessária para oferecer tratamentos mais avançados. Desse modo, ter um convênio médico garante aos beneficiários a garantia de atendimento, a qual já é permitida em situações de urgência e emergência a partir de 24 horas depois do contrato ser assinado.

Facilidade para agendar consultas.

Com a automatização recente das operadoras de planos de saúde, nunca foi tão fácil marcar consultas com especialistas, as quais podem ser agendadas diretamente pelo aplicativo do convênio, e muitas vezes com um curto período de espera.

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Quais os principais critérios na hora de contratar um plano de saúde?

Entre os critérios a serem considerados para escolher o plano de saúde ideal, os principais são:

Rede credenciada

Quando o cliente possui hospitais, clínicas e especialistas de sua preferência, seja por já conhecê-los ou por estarem próximos de sua residência, o mais indicado é buscar planos de saúde que incluam esses profissionais e locais de atendimento. Portanto, analisar com atenção a rede credenciada oferecida pelo plano é um passo importante para descobrir qual o convênio mais indicado para cada cliente. Muitas vezes, o melhor plano não é o que oferece o maior número de hospitais, e sim aquele que conta com as opções mais convenientes para o cliente.

Tipo de cobertura

Para avaliar a opção com o melhor custo-benefício, é preciso entender primeiramente qual o tipo de cobertura ideal para cada cliente, pois essa é a forma mais fácil de não pagar além do necessário e encontrar um convênio mais barato. As pessoas que precisam somente de uma cobertura na cidade e no estado em que vicem, por exemplo, podem contratar um plano estadual, o qual costuma ter um preço inferior. Já os viajantes que estão sempre circulando pelo país certamente estarão mais seguros com um plano de cobertura nacional.

Bom saber

Leia nosso guia sobre como economizar na hora de contratar um plano de saúde!

Quais os tipos de plano de saúde?

Individual

O plano de saúde individual é um convênio médico para pessoas físicas, o que engloba profissionais autônomos e liberais, estudantes aposentados, etc.

Como contratar - Para contratar o plano de saúde individual, é necessário apresentar a cópia do RG, CPF, ou CNH, assim como um comprovante de residência com data de no máximo 90 dias.

Empresarial

É uma modalidade de convênio em que a empresa entra em contato com a operadora para oferecer planos de saúde aos seus colaboradores, por um valor mensal. A mensalidade é repassada pela empresa aos funcionários que escolhem esse benefício, o qual não é obrigatório mas oferece a vantagem de ter um valor mais barato em comparação aos planos individuais.

Como contratar - A contratação de um plano de saúde empresarial depende de um CNPJ ativo, e ter ao menos duas pessoas dispostas a receberem a cobertura do plano. Para assinar o contrato, também é preciso reunir aa documentações da empresa e dos colaboradores que serão beneficiários do convênio empresarial.

Familiar

A categoria do plano de saúde familiar é aquela em que é possível adicionar dependentes, e pode ser feita por tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas.

Como contratar - Para pessoas físicas, é necessário somente o CPF para assinar o plano de saúde familiar e incluir os dependentes. Já para as pessoas jurídicas, é preciso o CNPJ da empresa.

Coparticipação

O convênio de saúde com coparticipação é um tipo de plano em que a mensalidade possui um valor mais barato do que nos planos convencionais. Isso acontece pois, nas ocasiões que o beneficiário usar alguns dos serviços do convênio, o valor é dividido entre o cliente e a operadora. 

Como contratar - Para pessoas físicas, é preciso a cópia do RG, CPF, comprovante de residência e, caso necessário, o documento dos dependentes. Já para pessoas jurídicas, é preciso ainda o número do CNPJ e, em alguns casos, o contrato social.

Bom saber

Leia nosso guia completo sobre a documentação necessária para contratar um plano de saúde aqui!

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Alexandre Desoutter
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Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

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