Para que funciona o seguro de danos elétricos no seguro residencial?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em setembro 27, 2022

Todos sabemos que muitos brasileiros sonham com a casa própria. É muito gratificante quando uma pessoa trabalha por anos para então ter um cantinho para chamar de lar. Entretanto, acidentes podem acontecer e podem causar dores de cabeça. Por isso ter um seguro se mostra tão viável em certos casos.

Além das coberturas básicas, é muito importante que você esteja preparado para todos os cenários. E aí você pode se perguntar: Vale a pena ter cobertura de danos elétricos seguro residencial?

Continue lendo esse artigo para que você possa se informar se o seguro residencial cobre danos elétricos, como funciona essa cobertura e muito mais!

O que são danos elétricos no seguro?

Danos elétricos são os danos causados por problemas na fiação ou por tempestades com raios. Esses danos podem acontecer com eletrodomésticos, eletroeletrônicos, aparelhos elétricos que estejam ligados na tomada etc.

Os danos também podem afetar instalações elétricas porque as descargas de energia que acontecem na rede de eletricidade podem mudar ou variar a tensão desta rede. Isso pode acarretar em problemas para certos tipos de aparelhos eletrônicos.

Tem vontade de proteger sua casa contra danos elétricos ou outros problemas? Quer saber mais sobre seguradoras e opções diferentes de seguros residenciais? Quer saber qual seguro residencial cobre danos elétricos? Visite agora mesmo nossa página sobre o assunto e fique por dentro de tudo! Não deixe de conferir e se informar.

Por que contratar a cobertura de danos elétricos?

Muitas pessoas acreditam que problemas com raios podem parecer bem improváveis, mas algumas estatísticas realizadas por seguradoras mostram que os danos causados por eletricidade e quedas de raios são os mais comuns entre os danos.

Os danos elétricos mais comuns que podem acontecer são: por causa de descargas elétricas ou por causa de acidentes na rede elétrica. É possível que aparelhos eletroeletrônicos possam estragar por inconsistências na rede elétrica. Portanto, é importante que você fique atento e que você se previna de antemão.

Como o Brasil é um país tropical, após intensos períodos de calor, chuvas muito pesadas e fortes costumam cair em diversas partes do país. Essas chuvas podem gerar diversas descargas elétricas e, nesses casos, a probabilidade desse sinistro é maior.

Outro detalhe interessante é que o Brasil é o país que mais sofre com quedas de raios do mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o país que mais sofre com esse fenômeno. Dados divulgados pelo INPE mostram que, por ano, cerca de 100 milhões de raios caem no Brasil.

O INPE também informa que os raios que caem no Brasil possuem carga positiva. Isso quer dizer que esses raios são mais destrutivos e perigosos. Por esses fatos, a cobertura de danos elétricos se mostra tão vantajosa na hora de contratar um seguro residencial.

Como funciona a cobertura de danos elétricos?

Se estiver chovendo muito e cair um raio, ou se houver um problema com a rede elétrica do seu bairro, você pode acabar com seus eletrodomésticos queimados, máquinas estragadas e instalações danificadas. Se você tiver um seguro e se seu seguro tiver cobertura de danos elétricos, você terá direito de receber uma indenização pelos danos sofridos por você.

Essa cobertura indeniza o valor do prejuízo de acordo com o máximo definido por você no seu seguro. A indenização pelos danos causados aos seus equipamentos e instalações elétricas pode ser concedida sempre que houver variações anormais na tensão elétrica, curto circuito, calor excessivo gerado por eletricidade, descargas elétricas, eletricidade estática, qualquer coisa causada pela eletricidade.

Bom saber

Quer saber também sobre o seguro incêndio residencial? Nosso artigo guia lhe explica tudo.

O que o seguro de danos elétricos cobre?

Muitas pessoas têm medo do que pode acontecer quando cai um raio ou quando a fiação da residência recebe uma descarga elétrica, pois isso pode afetar os aparelhos que estiverem conectados nas tomadas.

Entretanto, com a cobertura de danos elétricos você pode ficar tranquilo porque se algum desses eventos vier a acontecer, você será amparado pela seguradora. Os seguros geralmente cobrem possíveis problemas em toda a parte elétrica da casa de forma geral. A cobertura também garante o reembolso no caso de eventuais problemas ocorridos a aparelhos elétricos causados por curto-circuito devido à queda de raios.

Não se esqueça que, para verificar se realmente os fatos ocorreram de acordo com o relato do segurado e o que está previsto na apólice, a seguradora faz uma perícia procurando por sinais do sinistro informado. Assim, ela verifica se realmente aconteceu o que foi dito, ou seja se houve queda de raios regiões próximas. Há também a análise técnica nos aparelhos danificados.

Bom saber

É muito importante que você informe, no momento da contratação, quais são os bens que precisam ser protegidos e segurados. Os itens podem ser: TV, microondas, máquina de lavar etc.

O que o seguro não considera dano elétrico?

No outro lado da moeda, podemos lhe mostrar também o que o seguro residencial com cobertura de dano elétrico não cobre, veja a lista abaixo:

  • Problemas de de funcionamento em aparelhos eletrônicos por defeitos mecânicos, defeitos de fabricação, erros de projeto ou erros de instalação;
  • Desligamento intencional de dispositivos de segurança e proteção ou de controles automáticos, tais como estabilizadores de voltagem e reguladores de frequência.
  • Estrago de tubos de raios catódicos, ampolas, válvulas, reles térmicos, fusíveis, termostatos, resistências, contatos elétricos (de contadores e disjuntores), lâmpadas de qualquer tipo, leds; fios e cabos elétricos ou de transmissão e recepção de sinais, incluindo seus acessórios, eletrodutos, eletrocalhas, conduítes, e quaisquer outros componentes que necessitem de trocas periódicas;
  • Problemas causados por óleos lubrificantes, aditivos, gás de refrigeração, buchas, eixos, engrenagens, rolamentos e demais peças, partes e componentes mecânicos ou químicos.

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia?

Cada seguradora irá trabalhar de uma maneira específica, por isso leia atentamente o contrato para saber o que fazer em casos como este. De qualquer forma, o titular ou representante cadastrado precisa ser a pessoa a entrar em contato com a seguradora.

E você precisará de alguns documentos como:

  • Nota fiscal do produto;
  • Um documento apontando data e horário exato da ocorrência, e também relatando o problema apresentado;
  • Entre outros.

Para entrar em contato com sua seguradora, ligue na central de atendimento, converse com um atendente e explique sua situação. Após informá-los, aguarde as instruções da sua seguradora e as siga para pedir ressarcimento.

Lembre-se que o ressarcimento nem sempre será feito em pagamento, mas pode ser feito nestas outras formas, escolhida pela seguradora:

  • Substituir o equipamento danificado;
  • Pagamento;
  • Conserto do equipamento danificado;

Cobertura de danos elétricos é diferente do seguro queda de raio?

As seguradoras costumam diferenciar a cobertura do dano elétrico e da queda de raio. Isso acontece porque a queda de raio é uma cobertura específica para o local atingido por raios. Já a cobertura de danos elétricos refere-se aos prejuízos causados pela alteração e variação de energia que pode ser causada por raios (em qualquer parte da rede elétrica).

Ou seja, quando você tem cobertura contra danos elétricos, você recebe a indenização pelos seus aparelhos eletrônicos queimados por conta de descargas elétricas ou problemas causados na rede elétrica.

A cobertura de queda de raio serve para reparar danos estruturais, como danos causados em telhas e paredes. Por exemplo, quando um raio cai em uma casa e quebra alguma coisa. Esse tipo de dado é tido como dano estrutural, pois foi causado na própria estrutura da casa.

Bom saber

Com a cobertura de danos elétricos, o imóvel também está coberto?

Como já foi mencionado anteriormente, existem dois tipos de coberturas: cobertura por dano elétrico e cobertura por queda de raio.

A cobertura por queda de raio é configurada como um dano causado à estrutura da casa do segurado. Se um raio cai na sua casa e danifica uma parede ou muro, você pode utilizar o seu seguro e isso se configura como dano na estrutura do seu lar.

No outro caso, o seguro residencial cobre danos elétricos causados pela rede de eletricidade. Se um raio atinge uma rede de eletricidade e isso causa uma alteração na corrente elétrica, provavelmente isso fará com que aparelhos eletrônicos conectados em tomadas sejam danificados.

Se você tiver essa cobertura, a seguradora irá verificar os eletrodomésticos da sua casa e se tudo estiver de acordo com o contrato estabelecido entre você e a seguradora, você receberá o reembolso do que foi danificado.

Quer conferir outras formas de se proteger e de proteger seu lar? Entre agora mesmo na nossa página sobre seguro residencial e fique por dentro de quais são as melhores seguradoras, os valores dos seguros residenciais, detalhes sobre sinistro e muito mais. Não deixe de conferir e se informar.

Como minimizar a possibilidade de danos elétricos?

Contratar um seguro com a cobertura de danos elétricos pode ser um bom começo para minimizar os prejuízos causados por possíveis danos elétricos. Entretanto, existem outras opções:

  • Estabilizador de Voltagem: Esse item protege seus equipamentos, componentes e instalações elétricas contra alguns tipos de oscilações, fazendo com que a tensão elétrica de saída seja constante, causando um desligamento repentino dos equipamentos que nele estiverem conectados, e assim protegendo eles de sobrecarga.
  • Filtro de Linha: Possui a função de filtrar a energia elétrica que alimenta computadores e outros aparelhos. Esse item também protege contra interferências eletromagnéticas, de rádio frequência e ainda contra surtos de tensão.
  • No Break: Esse aparelho possui uma bateria interna e, após a queda repentina de energia, ele ainda disponibiliza energia por algum tempo para que seus arquivos sejam salvos e seus equipamentos sejam desligados corretamente.
Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.