Seguro incêndio residencial: valor, cobertura e muito mais
Todos sabemos que muitos brasileiros sonham com a casa própria. É muito gratificante quando uma pessoa trabalha por anos para então ter um cantinho para chamar de lar. Entretanto, acidentes podem acontecer e podem destruir esse sonho tão bonito. Com o intuito de evitar esse tipo de ocorrência, os seguros residenciais foram criados.
Além das coberturas básicas, é muito importante que você esteja preparado para todos os cenários. E aí você pode se perguntar: seria esse o momento de contratar um seguro contra incêndio residencial?
Continue lendo esse artigo para que você possa se informar sobre o valor do seguro contra incêndio residencial, como funciona e muito mais!
Como funciona o seguro contra incêndio residencial?
O seguro residencial básico normalmente vai cobrir o imóvel em caso de incêndio, queda de raio ou explosões, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O seguro será calculado a partir do valor do apartamento ou casa e de uma estimativa de custo dos bens presentes no imóvel.
A partir do seguro básico, o cliente pode incrementar e solicitar outras coberturas que serão cobradas à parte. As mais comuns são contra danos elétricos, roubo, vendaval e responsabilidade civil.
A responsabilidade civil se trata de algo que estava sob sua responsabilidade e prejudicou um terceiro. Por exemplo, os seguintes acontecimentos podem estar na cobertura por responsabilidade civil:
- se seu cachorro escapa de casa e machuca alguém;
- se uma planta cai da sua varanda e acerta uma pessoa;
- se a reforma que você realizou no seu apartamento afetou a casa do vizinho.
Algumas seguradoras também oferecem seguro contra enchentes. Ele é calculado de acordo com a região do imóvel. O cliente pode escolher também contratar assistências 24 horas.
Como você pôde ver, o seguro contra incêndio geralmente está incluso no rol de coberturas básicas de muitas seguradoras. Antes de contratar um seguro, verifique se ele cobre incêndios e veja quais são os requisitos para que você possa acioná-lo.
Quer saber mais sobre o seguro residencial? Pois você está no lugar certo! Não deixe de visitar nosso comparador para que você possa se informar e sanar suas dúvidas com nossos artigos.
Seguro incêndio residencial valor: qual é?
O valor do seguro incêndio residencial depende de algumas características do imóvel. Ou seja, não há um valor padrão que o seguro define ao segurado. Antes do seguro ser contratado, a seguradora realiza uma análise personalizada para poder definir o valor do seguro.
Nesse processo de análise é preciso levar em consideração alguns aspectos como:
- Localização geográfica;
- Tipo de imóvel, seja casa ou apartamento;
- Forma de construção (como alvenaria ou madeira);
- Preço do metro quadrado da construção;
- Utilidade do lugar (moradia ou temporada);
- Os bens que estão dentro do imóvel.
Somente assim a seguradora será capaz de analisar os riscos do imóvel e, consequentemente, estipular valor do seguro incêndio.
É importante ressaltar que o custo do seguro incêndio geralmente é o mesmo do seguro residencial. Lembre-se que se trata de uma cobertura do seguro residencial. Além disso, a média de preço é de 1% do valor do imóvel, se o contratante pagar de forma anual.
Bom saber
Casa seguro residencial tem seu valor dependendo da demanda do cliente. Mas se você quiser entender melhor sobre os preços de um seguro residencial, acesse nosso guia e confira!
Como fazer uma cotação de seguro incêndio residencial?
O seguro residencial pode ser tão importante quanto qualquer outro tipo de seguro. Veja as dicas abaixo de como fazer uma cotação de seguro incêndio residencial:
- Procure uma seguradora que seja confiável, que ofereça um serviço de qualidade, e que tenha no rol de coberturas o seguro contra incêndio.
- Após coletar dados sobre as seguradoras, entre em contato com cada uma delas e peça uma simulação.
- Compare os preços e veja qual é a que oferece o melhor custo benefício.
Não se esqueça que em nosso site você encontra a informação que você precisa. Visite o nosso artigo dedicado à cotação de seguro residencial, fique por dentro de como a cotação funciona e saiba mais sobre quais são as melhores seguradoras e os melhores planos.
Seguro incêndio residencial: 10 melhores
Como já foi visto anteriormente, o seguro residencial pode ser tão importante quanto um seguro de carro ou de vida. Confira os 10 melhores planos na tabela abaixo:
Seguradora | Informações sobre o seguro |
---|---|
Seguro residencial Itaú |
|
Seguro residencial Porto Seguro |
|
Seguro residencial Santander |
|
Seguro residencial Bradesco |
|
Seguro residencial Caixa |
|
Seguro residencial Banco do Brasil (BB) |
|
Seguro residencial MAPFRE |
|
Seguro residencial Tokio Marine | São dois os tipos de seguro imóvel oferecidos pela Tokio Marine. Primeiro, o Tokio Marine Residencial Premiado, com o qual o consumidor concorre a R$10 mil todo mês. Ao optar por essa modalidade, o usuário conta logo com coberturas básicas.
A segunda opção da Tokio Marine é o seguro Residencial Fácil.
|
Seguro residencial Unimed |
|
Seguro residencial SulAmérica |
|
Seguro incêndio para imóveis de aluguel: como funciona?
A maioria dos seguros residenciais possuem, no rol de coberturas básicas, proteção contra incêndio, seja seguro para casa ou apartamento. No caso dos apartamentos, é o condomínio que tem a obrigação de contratar um seguro condominial.
Entretanto, a cobertura contratada pelo condomínio só cobre as áreas comuns do prédio. Portanto, para proteger a parte interna do apartamento, um seguro residencial deverá ser contratado.
Em caso de destruição total ou parcial causada por incêndio no condomínio e não provocado por um determinado imóvel, o seguro condominial deve cobrir imóveis particulares.
É importante mencionar que o seguro condominial não cobre fogo causado por problema na rede elétrica dos apartamentos, mas cobre se o fogo ocorrer na rede elétrica do condomínio.
Seguro contra incêndio residencial: quem paga?
Mas, no caso de seguro contra incêndio residencial, quem paga quem deve pagar? O dono ou o inquilino?
Antes de tudo é importante saber o que foi estipulado no contrato de locação do imóvel. A lei sobre locações de imóveis urbanos, conhecida como “Lei do Inquilinato”, traz que é responsabilidade do proprietário do imóvel o pagamento de seguro complementar contra fogo, salvo disposição expressa em contrário no contrato.
Desse modo, nossa legislação permite que os contratos de aluguel contenham cláusulas que responsabilizem o locatário do imóvel pelo pagamento de seguro contra incêndio.
Seguro incêndio residencial: o que cobre?
O seguro incêndio para locação residencial e comercial cobre danos de incêndio e explosões ocasionados por qualquer causa, exceto criminoso. A grande maioria dos incêndios ocorrem por acidentes domésticos com produtos químicos de limpeza, fogões, velas, cigarros e explosão de gás.
Para entender mais sobre quais são as diferentes coberturas de um seguro residencial, confira nosso artigo sobre o assunto!
Quais são as seguradoras que oferecem seguro incêndio residencial?
Como já foi visto anteriormente, existem diversas seguradoras que oferecem seguros com cobertura de incêndio residencial. As mais famosas são:
- Itaú
- Porto Seguro
- Santander
- Bradesco
- Caixa
- Banco do Brasil
- MAPFRE
- Tokio Marine
- Unimed
- SulAmérica
Quer saber mais sobre essas seguradoras e não sabe por onde começar? Pois você está no lugar certo! Visite agora mesmo nosso comparador de seguros para que você possa se informar sobre os melhores seguros do mercado!
Como contratar um seguro incêndio residencial?
O primeiro passo é fazer uma pesquisa para que você possa descobrir qual seguradora é confiável, qual tem o melhor custo benefício e qual atende as suas necessidades. Após a contratação, a seguradora irá te explicar o que você precisa fazer caso precise acionar o seguro.
Não se esqueça que você sempre pode visitar nosso comparador durante as suas buscas. Nele você encontra as melhores seguradoras e os melhores planos do mercado! Não deixe de conferir.
Existe seguro incêndio para empresas?
Sim, existe seguro incêndio para empresas! O empresário pode contratar o seguro patrimonial que oferece coberturas contra determinados riscos, como:
- incêndios;
- acidentes naturais;
- roubo e furto.
Para isso, é preciso fazer uma pesquisa entre as principais seguradoras, avaliar os prós e contras de cada uma e, finalmente, firmar o contrato.
Dessa forma, se houver um sinistro na empresa, ela poderá ser ressarcida e o infortúnio não irá comprometer o caixa ou a reserva emergencial dela.
Entretanto, é importante ressaltar que o AVCB é indispensável para os estabelecimentos comerciais e industriais. A contratação de um seguro contra incêndio não substitui o AVCB.
O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros do estado após uma análise criteriosa do projeto de prevenção e controle de incêndio.
O documento atesta que o seu empreendimento segue todas as normas de segurança e possui equipamentos de prevenção e controle de incêndio, como extintores, sinalização de emergência, iluminação de emergência, etc.
Olá, preciso de um seguro incêndio para minha casa alugada
Bom dia Khaoe,
Entre em nossa página principal sobre seguro residencial, compare os melhores seguros e seus preços, e entre em contato com um de nossos parceiros para poder contratar o seguro ideal para você.
Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição.
Até logo,
Equipe Hello Safe