Tudo sobre o seguro de vida resgatável
Recentemente o site de notícias Exame divulgou dados impactantes levantados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi): de janeiro a fevereiro deste ano, os seguros de pessoas cresceram tímidos 3,8%. Enquanto isso, no mesmo período, os seguros de vida resgatáveis registraram aumento de 37,3%, um número quase dez vezes maior.
Estamos falando aqui de uma modalidade de seguro que chama atenção pela flexibilidade que oferece. Ao mesmo tempo que você conta com coberturas de um seguro de vida tradicional, você também tem a garantia do resgate do valor investido caso tenha uma emergência ou simplesmente mude os seus planos.
Neste artigo você encontra tudo que precisa saber sobre o seguro de vida resgatável, serviço que está cada vez mais popular no Brasil.
O que é um seguro de vida resgatável?
Seguro de vida resgatável, como o próprio nome já diz, é o estilo de seguro que garante ao contratante o direito de resgatar o valor pago, em vida, após o período de carência estabelecido no momento da definição da apólice que é de, no mínimo, 24 meses.
Apesar de ter um custo mais alto, o seguro de vida resgatável atrai cada vez mais adeptos devido às condições diferenciadas que oferece, além das coberturas de um seguro de vida tradicional. Em contrapartida, apesar de mais caro, o valor pago da mensalidade do seguro é nivelado (tem apenas o ajuste da inflação) e não sofre alterações com influência da idade do contratante, por exemplo.
Em outras palavras, o seguro de vida resgatável é uma segurança para o segurado e seus familiares, que poderão contar com diferentes coberturas, em vida, como em casos de doenças graves ou invalidez.
Tem dúvidas sobre como contratar um seguro de vida e quer ter acesso aos principais detalhes sobre o assunto? Confira o comparador da HelloSafe e tenha acesse a todas as informações que você precisa em menos de 20 segundos!
Compare os melhores seguros de vida do Brasil em segundos!
Seguro de vida resgatável: como funciona?
Existem dois tipos de seguro de vida resgatável: com prazo determinado e o vitalício. Em ambas as modalidades, a contribuição do segurado funciona da mesma forma que um seguro comum, com pagamentos mensais do prêmio.
Esse tipo de seguro de vida é semelhante a uma reserva de emergência ou até mesmo uma aplicação financeira. Isso porque ele oferece um prêmio corrigido pela taxa de inflação IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de 3% adicionais no percentual de rendimentos.
Uma característica que vale a pena pontuar no seguro de vida resgatável é a também possibilidade de incluir beneficiários no plano, podendo ter assim todos os seus familiares com garantia de assistência.
Conheça melhor os dois tipos de seguro de vida resgatável disponíveis:
Seguro de vida resgatável com prazo determinado
Tem validade de 5 a 30 anos, determinada na apólice contratada. Durante o tempo em que o valor da mensalidade é pago, os beneficiários estão protegidos com as coberturas do seguro. Após o prazo, na ausência de sinistros dos envolvidos, o valor investido pode ser reembolsado, com as correções monetárias acordadas. Um ponto importante a ser considerado é que existe um prazo fixo de carência de 24 meses para solicitar o resgate do prêmio.
Seguro de vida resgatável vitalício
Nesta opção, o segurado faz o investimento por prazo indeterminado e todas as coberturas contratadas permanecem válidas em caso de sinistro, quando os beneficiários podem solicitar o valor integral investido, com direito aos reajustes monetários.
Há também a possibilidade de solicitar o valor investido antes da ocorrência de sinistro. Neste caso, a apólice é encerrada, assim como as coberturas contratadas.
Outros tipos de seguro de vida:
- Seguro de vida individual
- Seguro de vida em grupo
- Seguro de vida empresarial
- Seguro de vida internacional
- Seguro de vida para idosos
Se quiser saber em mais detalhes sobre outros tipos de seguro de vida, confira o nossos guias!
Quais são as vantagens do seguro de vida resgatável?
As vantagens do seguro de vida resgatável são muitas. Por esse motivo, ano após ano, a busca por esse tipo de serviço apresenta uma escalada de crescimento. Para tornar esses benefícios mais tangíveis para você, selecionamos as três principais vantagens! São elas:
- Ausência de reajustes por idade: diferente dos seguros de vida tradicionais, que oscilam os valores da mensalidade de acordo com a idade e condições de saúde do segurado, o seguro de vida resgatável não tem seu valor alterado por esses fatores. O único reajuste acontece pela inflação.
- Rentabilidade: o dinheiro pago mensalmente é ajustado pela inflação IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de 3% adicionais no percentual de rendimentos. Isso significa que o valor resgatado, após o prazo de carência ou casos de sinistros, será maior que o investimento inicial.
- Flexibilidade: a possibilidade de resgate faz com que o seguro de vida seja mais atrativo. Além disso, a contratação garante coberturas para todos os beneficiários e não apenas para o titular.
E quais são as desvantagens do seguro de vida resgatável?
E como nem tudo são flores, também precisamos falar aqui das desvantagens da contratação do seguro de vida resgatável, para que você possa criar a sua opinião e entender o que vale a pena para você.
Entre as desvantagens estão:
- Carência de resgate: prazo mínimo para resgate é de 24 meses, mas esse período pode ser mais extenso em alguns casos, dependendo da apólice contratada.
- Valores elevados: comparado aos seguros de vida tradicionais, o seguro de vida resgatável tem um custo mais elevado de mensalidades e esse pode ser um fator decisivo na hora de fechar o contrato.
- Valor do resgate: apesar dos rendimentos, o valor de resgate leva tempo para ter um rendimento considerável. Então trata-se de investimentos baixos.
Quais são os principais seguros de vida resgatável?
Não são todas as seguradoras que oferecem o seguro de vida resgatável. A seguir, selecionamos as principais empresas atuantes no Brasil que oferecem, além das coberturas básicas, assistências extras e outros benefícios. Confira!
Seguradoras | Coberturas |
---|---|
Prudential |
|
Metlife |
|
MAG |
|
Icatu |
|
MAPFRE |
|
Bradesco Seguros |
|
Seguro de vida resgatável Prudential: como funciona?
O seguro de vida resgatável da Prudential, assim como todos os seguros resgatáveis, permite ao segurado fazer o resgate do valor investido a qualquer momento, desde que respeite o prazo de carência definido em contrato que é de, no mínimo, 24 meses.
A Prudential foi uma das primeiras seguradoras a oferece esse tipo de seguro e dispõe de nove tipos de coberturas, para diferentes perfis e situações:
- Vida Inteira
- Vida Inteira Mais
- Vida Inteira Modificado
- Vida Inteira Modificado 30
- Vida Inteira Único
- Renda familiar
- Temporário
- Temporário Decrescente
- Temporário Preferencial
O resgate do prêmio de todos planos citados acima funciona da seguinte forma: o valor começa a ser constituído a partir do 25º (vigésimo quinto) mês de vigência da apólice, de acordo com o regulamento de Condições Gerais da Prudential. Após esse período de carência, o segurado pode receber o valor investido de duas formas:
- em sua totalidade, com cancelamento integral da apólice;
- em parte, sendo reduzido o capital segurado da cobertura básica vitalícia na mesma proporção.
O Seguro ‘Vida Inteira Único’, que é pago de uma vez só e garante proteção vitalícia, é uma exceção dessa regra e o valor de resgate começa a ser constituído a partir do primeiro mês de vigência da apólice.
Em geral, a Proteção Básica do seguro de vida resgatável inclui invalidez permanente e total por acidente, morte e antecipação de benefício pago em vida, em parte ou integral, no caso de doença terminal com expectativa de vida máxima de 6 meses. Já em relação às coberturas adicionais, as opções são: assistência funerária, doenças graves, invalidez acidental, morte acidental, perda de autonomia pessoal, entre outros.
O seguro de vida Nubank é resgatável?
Não, o Nubank Vida, seguro de vida da Nubank, não é resgatável.
Com valores a partir de R$ 9 mensais, trata-se de um seguro tradicional no qual os valores pagos não são devolvidos se o contratante optar por cancelamento de contrato, já que esse valor foi usado como garantia do serviço contratado.
Por outro lado, o Seguro de Vida do Nubank não se limita aos casos de morte e pode ser acionado em outras situações como invalidez total ou parcial e hospitalização. A ideia da empresa é trazer inovação e ganhar espaço entre as maiores seguradoras atuantes no país. Criado em 2020, o serviço alcançou mais de 90 mil contratos em apenas 3 meses de lançamento no Brasil.
Quais são as coberturas de um seguro de vida resgatável?
As coberturas do seguro de vida resgatável são as mesmas de um seguro de vida tradicional, com a diferença de resgate total ou parcial do valor pago, após o período de carência, à escolha do segurado.
Em geral, as coberturas básicas são morte acidental e sobrevivência. Já as coberturas adicionais incluem invalidez permanente total ou parcial, assistência funerária, doenças graves, assistência domiciliar, seguro viagem, entre outros.
Para maior conhecimento sobre as coberturas de seguro de vida das principais seguradoras do Brasil, acesse a plataforma da Safe. Lá você conta com um guia completo sobre o assunto.
Compare os melhores seguros de vida do Brasil em segundos!
Seguro de vida resgatável simulação: como fazer?
Cada seguradora possui o seu próprio método de simulação de valores para quem tem interesse em contratar um seguro de vida resgatável. Em geral, esse é um tipo de seguro com características específicas, no qual você não encontra valores exatos, sem parâmetros, por aí. Isso porque os valores são personalizados e variam de acordo com diversos fatores.
Inclusive, a maioria das seguradoras fornecem valores apenas via telefone ou outros canais de contato direto com o interessado.
No seguro de vida MAPFRE Brasil, por exemplo, é possível realizar a sua simulação de seguro seguindo o passo a passo:
- Acesse a página do Seguro Resgatável Bien Vivir no site da MAPFRE;
- Clique em “Peça sua cotação”;
- Você será direcionado para um formulário. Preencha com as suas informações pessoais e clique em “Enviar”;
- Ao enviar a solicitação, a empresa informa que um especialista entrará em contato com você para realizar a cotação do seguro no telefone de contato indicado no formulário.
Bom saber
Outro exemplo é o seguro de vida Bradesco Saúde, Novo Vida Segura Premiável, no qual você também pode solicitar a cotação via telefone, junto a um especialista.
Como declarar seguro de vida resgatável imposto de renda?
Quando o assunto é declaração do Imposto de Renda, surge sempre uma dúvida ou outra, né? Antes de qualquer coisa, você deve saber que o valor mensal pago à seguradora referente ao seu seguro de vida resgatável não precisa ser declarado.
Mas se, porventura, você tiver recebido algum valor de indenização por morte, invalidez ou doenças graves, por exemplo, no ano de declaração do Imposto de Renda, esse recurso deve ser identificado e declarado para a Receita Federal, mesmo sendo um rendimento isento.
Então você deve estar se perguntando: mas se é isento, como e por que devo declarar?
Você deve declarar para que a Receita Federal identifique a origem do dinheiro recebido, e a forma para fazer esse tipo de declaração é bem simples. Confira:
- Quando estiver preenchendo a sua declaração do IR, acesse a aba “Rendimento Isento e Não Tributável”;
- Ao acessar, selecione o Código 03 (“Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente)”;
- Preencha com as informações solicitadas e informe o valor recebido na indenização;
- Prontinho! Agora é só concluir o cadastro.
Quanto custa um seguro de vida resgatável?
Enquanto seguros de vida convencionais estão disponíveis a partir de menos de R$ 5 reais mensais, o seguro de vida resgatável mais em conta custa em torno de R$ 50 a R$ 80 reais mensais. Esses valores variam de acordo com a cobertura escolhida e o perfil do segurado.
Falando em variação, os principais fatores que influenciam o valor do seguro resgatável são semelhantes ao de qualquer seguro de vida: idade, sexo, estado de saúde, probabilidade de morte de cada segurado, entre outros.
A principal diferença do seguro resgatável em relação aos seguros de vida tradicionais é o valor da mensalidade livelada. Ao contrário da variação no valor da mensalidade que ocorre em planos de seguros de vida comuns, no resgatável o valor continua o mesmo durante todo o período de vigência da apólice. O único ajuste no valor é a correção monetária causada pela inflação. Para entender melhor sobre o preço de um seguro de vida, acesse nosso guia!
Para ter acesso a cotações personalizadas de seguro de vida, acesse o comparador da Safe de forma simples e rápida! Através da nossa plataforma você também tem à sua disposição valores mais precisos e dessa forma consegue se organizar para fazer a melhor escolha.
Compare os melhores seguros de vida do Brasil em segundos!
Como contratar um seguro de vida resgatável?
O primeiro passo é escolher qual a seguradora que oferece o seguro de vida resgatável com coberturas que mais se adequam às suas necessidades. A partir disso, entre em contato com a empresa escolhida e informe-se qual a melhor forma de contratação.
Na Metlife, por exemplo, a contratação do seguro é feita através do serviço de Consultoria de Proteção Financeira, com um consultor especializado. Por meio do site da empresa, você informa seus dados e telefone para contato, e será contactado posteriormente, para envio de cotação e procedimento de contrato.
Se preferir, você também pode entrar em contato diretamente com a Metlife pelos telefones:
- 3003-5433 (capitais e grandes centros)
- 0800-638-5433 (demais localidades)
Bom saber
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.
Como cancelar um seguro de vida resgatável?
A melhor opção para quem deseja cancelar o seguro de vida resgatável é diretamente com a seguradora contratada. Cada empresa tem seu processo e, a partir do informe do desejo de cancelamento, as condições do contrato serão avaliadas, a fim de verificar valores a serem restituídos, taxas e procedimentos do cancelamento. Geralmente o desejo de cancelamento deve ser informado por meio de uma carta assinada pelo titular.
A partir da efetividade do cancelamento, é importante lembrar que o titular e seus dependentes não poderão mais contar com as coberturas e os benefícios que tinham até então. A depender do que consta do contrato, o titular receberá o valor investido de volta com taxa anual de 3% de correção mais a inflação.
Lembrando que o contrato do seguro de vida pode ser cancelado a qualquer momento, desde que respeite o que estiver contratado na apólice. E, caso tenha contratado o empréstimo há menos de 7 dias, você também pode recorrer ao Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor que garante o prazo de cancelamento totalmente gratuito.
Bom saber
Aliás, quer cancelar um seguro de vida? Então você precisa acessar o guia da Safe sobre cancelamento! Sem dúvidas que ele vai te auxiliar e facilitar o processo.